Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Prof.ª M.a. Cristiane Vinholi de Brito
Tutora Presencial Regiane

Aluno: Tatiana Coelho SilvaRA: 4522853555
Wanderley Scatolin
Célio Roberto Freires da Silva
Heleiry Vieira


Série: 1º

Taboão da Serra
2012

Introdução
Poucas coisas são tão importantes em nossos dias quanto uma organização. Praticamente toda anossa vida é passada dentro de organizações. Nascemos dentro de uma organização chamada hospital. A maior parte da população trabalha e estudo em organizações formais, como escolas, empresas ou instituições públicas. Até quando morremos, é uma organização que lida com nosso corpo e sepultamento. A isso o Prof. Amitai Etzione chama de sociedade organizacional. ”Nascemos, vivemos e morremos dentrode uma organização”. (Etizione,Amitai.1964) afirma ele.
“As organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam” (Caravantes,G.;Caravantes,C.;Kloeckner,2008).
Uma organização pode ser criada por um indivíduo ou um grupo de pessoas que compartilham um mesmo objetivo.
Pelo motivo de organizações serem compostas por pessoase são elas que pensam, planejam e executam as atividades pensadas e planejadas encontramos a importância de se estudar o comportamento delas dentro das organizações.
Deste modo, partimos do principio de que a chave de afetividade de uma organização está em seus recursos humanos, se observarmos e compreendermos a relação do individuo com seu ambiente de trabalho, suas necessidades físicas eemocionais, sua motivação e talentos, certamente essa organização ganhará força para alcançar seus objetivos.
Grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. 
Se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda trêsdeterminantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoasfazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos.Definição de grupos:

Trata-se do estudo comportamental de um grupo de pessoas ou indivíduos dentro de uma organização.
Como influencias internas e externas podem afetar diretamente seus comportamentos e acabam sendo um fator determinante para alcançar ou não um objetivo em comum.

Livro Comportamento Organizacional de Stephen P. Robbins 11ª. Edição Ed. Pearson
De acordo com o autorpodemos afirmar com segurança que o comportamento organizacional é a maneira pela qual as pessoas, grupos e a estrutura de trabalho exercem influências positivas e negativas sobre o comportamento dos indivíduos dentro de uma organização.
Por isso sempre precisamos analisar três fatores determinantes:
* Individuo = Conhecimento adquirido durante a experiência de vida
* Grupos = Conflitos-...
tracking img