Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casas Bahia



O caso de sucesso começa com uma pessoa, “Samuel Klein”. Fundador da Casas Bahia, maior rede de varejo do país.

Samuel Klein nascido na polônia veio em 1952 para o Brasil, nessa época inúmeras montadoras de automóveis se instalaram em São Paulo e necessitavam de muita mão de obra que veio em sua maioria do norte e nordeste. Essas pessoas sofreram muito com a mudança bruscade clima e Samuel enxergou uma oportunidade, começou a vender cobertores de porta em porta para todas essas pessoas.

Apesar das muitas oportunidades, muitas pessoas não tinham dinheiro para adquirir suas mercadorias que se estenderam a produtos de cama, mesa e banho, então Samuel resolveu deixar que estes pagassem as mercadorias em prestações e acrescentava juros ao preço final dos produtos. Elepossuia um cartão com o nome, endereço e o produto que a pessoa comprou e em quantas vezes ela iria pagar.

Cinco anos depois em 1957, devido ao sucesso e lucro, Samuel abriu sua primeira loja em São Bernardo do Campo e deu o nome de “Casas Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos.

Com um aumento em sua gama de produtos, o sucesso não demorou a chegar e a clientela só aumentava. Nadécada de 80 chegou ao número de 100 lojas e em 200 já possuia 400 lojas com cerca de 14 milhões de clientes.

Samuel teve a visão contrária aos seus concorrentes que procuravam investir nas classes mais altas, ele via o segredo do sucesso nas classes C e D. criava condições para que essas pessoas pudessem adquirir seus produtos e procurava fazer com que se sentissem em casa. Seu lema era tratar atodos como uma família, tanto seus clientes, como seus funcionários a quem chama de filhos e é visto como um exemplo a seguir.

Sua estratégia de lucro é baseada em uma compra que pode ser parcelada em várias prestações ficando mais acessíveis as classes mais baixas, assim ele obtem ganho com os juros. Todas as parcelas são pagas na própria loja o que cria uma nova oportunidade de vender maispara essa pessoa já que seus caixas são localizados nos fundos da loja, com isso os clientes necessitam passar por vários produtos até chegarem nos caixas. Para que um cliente possa comprar, basta ter o nome limpo e alguns documentos simples para que não exista muita burocracia que possa fazer com que o mesmo desista da compra.

Um fator diferencial para a expansão da carteira de crédito foi amanutenção dos juros baixos na venda, a despeito das sucessivas altas promovidas pelo governo. Com o objetivo de diminuir o impacto dos juros, a estratégia adotada foram promoções, para estimular as vendas. Assim, é possível comprar com ou sem juros, à vista ou no carne, com ou sem entrada, além de ter a opção de comprar com o cartão da própria loja. Prazos também são esticados para que a prestaçãocaiba no bolso do cliente.

Outro diferencial é a entrega, ao contrário de muitos e apesar de sua alta demanda, as Casas Bahia possuem um sistema de entrega próprio com seus centros de distribuição e imensa frota de caminhões, com toda esse sistema eles garantem uma entraga em até 48 horas.

Outro ponto adotado pela Casas Bahia é a publicidade no Brasil é a empresa que mais investe empublicidade para que sua marca esteja sempre sendo vista por qualquer pessoa, esse grande investimento em publicidade faz com que a marca torne-se ainda mais popular e sempre direcionada as famílias enfatizando essa essência que faz com que a maioria se sinta em casa ao ir adquirir algum produto em algumas de suas lojas.

Vemos que Samuel Klein é um homem vitorioso, de sucesso e principalmente muitosimples, e mostrando essa simplicidade conseguiu construir um império que serve de referência mundial no que diz respeito a tratar seu cliente da melhor maneira possível.



Comportamento organizacional



Podemos notar que o respeito para com o cliente e a simplicidade são pontos fundamentais para o sucesso da rede Casas Bahia, porém, todos os colaboradores devem estar prontos para um...
tracking img