Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Não é difícil pensar em Comportamento Organizacional, pois é o estudo da estrutura do funcionamento e o desempenho das organizações dos indivíduos, dentro de uma organização, seja ela uma sala de aula, ou uma empresa.
É o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de utilizar esteconhecimento para melhorar a eficácia organizacional;
É importante compreender que o CO não busca leis validas universalmente, uma vez que compreende que o comportamento humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingenciais.
A finalidade deste trabalho é expor como funciona uma organização, vale a pena verificar este belo tema.
(Etapa 1)
Definir conceito de comportamentoorganizacional.
O conceito de comportamento organizacional baseia- se na administração do ser humano dentro de uma organização (seu local de trabalho) onde vários fatores podem contribuir para um bom comportamento, para incentivar a produtividade para saber superar as pressões sociais, econômica ter o comportamento é geralmente imprevisível.
A compreensão do comportamento organizacional, nunca foi tãoimportante para os administradores para analisar melhor seus funcionários, pois é fácil julgar sem conhecer!
Existem as variáveis dependentes que são fundamentais para comportamento organizacional que são: a produtividade o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.
(Um) Produtividade: Uma fabrica é produtiva quando consegue atingir seus objetivos obtendo resultados bons, entregas100% no prazo, na data solicitada do cliente.
(Dois) O absenteísmo: O não comprimento do funcionário com o seu trabalho falta sem justificar, o que causa um transtorno sobre a empresa.
(Três) Rotatividade: Uma troca constante de funcionários no qual deixa a organização sem foco, pois gera um alto custo para a empresa.
Um grande desafio para o uso do comportamento organizacional é aumentar aprodutividade e a qualidade dos produtos da empresa.
Melhorar habilidades: A motivação procurar entender o funcionário, a não agir muitas vezes pela emoção e sim pela razão, ser justo.
Podemos definir comportamento organizacional como uma “cultura” que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro de uma empresa, padronizar uma forma de comportamento e satisfazer clientes.Com o foco no estudo do comportamento humano em ações e atitudes de cada individuo, em atingir a cidadania organizacional, o comportamento organizacional explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê eventos futuros , e através de uma ação especifica, estabelece resultados, controla a contribuição integra do comportamento humano nas organizações .
Comparação entreautores e suas definições sobre CO (Etapa1)
Dentre os temas tratados pela abordagem contemporânea, no estudo do comportamento organizacional destacam-se: motivação para o trabalho em equipe, formação de times, liderança, influencia, poder e politica, gestão de conflitos, cultura organizacional, comunicação interpessoal, mudança e desenvolvimento organizacionais, valores, atitudes, negociação,aprimoramento de desempenho, percepção, diferenças individuais, gerentes globais, foco nas pessoas, resistência e mudanças, gestão da diversidade e comprometimento organizacional.
O comportamento humano tem como níveis básicos de analise o individual, o grupal e organizacional. O nível individual é a unidade de analise da psicologia, o grupal é a primeira unidade de analise da sociologia e é também aunidade de analise da psicologia social, o nível organizacional é a segunda unidade de analise da sociologia, com a contribuição da filosofia acrescenta- se o nível da sociedade.
No Brasil, de acordo com Siqueira (2008), os estudos iniciais sobre comportamento organizacional datam os anos de 1970, abordando, em especial satisfação e motivação no trabalho. A autora ressalta que atualmente os temas...
tracking img