Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA












Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos





Comportamento Organizacional



















TRÊS LAGOAS - MS

20 de Abril/ 2012

Polliana Leite de Souza - RA 378179
Adriane Aparecida Paulino - RA 376898
Ana Carla Coutinho Cesero - RA 382065
JaquelineMarques Rodrigues - RA 376512
Samara Pontes Araújo - RA 376203





Comportamento Organizacional





Trabalho do 1º semestre do Curso de Tecnologia em gestão de Recursos Humanos, apresentado para avaliação parcial da disciplina de comportamento organizacional, ministrada pela Profª . M.a. Cristiane Vinholi de Brito.Tutora presencial Célia Regina de Souza e Tutora a distância Cristiane Mattioni.
























Três Lagoas – MS

20 de Abril/2012



















INTRODUÇÃO

Observamos que na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significadoscompletamente diferentes, sendo eles a eficiência e a eficácia.
Saute (2006) define a eficiência como a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos, enquanto a eficácia corresponde à capacidade de fazeraquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma, sendo que uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Para que uma organização consiga atingir de modo pleno seus objetivos ela precisa desempenhar suas tarefas tantocom realizadas com eficácia, como com a eficiência.
Enfocaremos neste trabalho aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é definido como um campo de estudos que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura que têm sobre o comportamento das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Ocomportamento é aplicado sobre o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e os efeitos da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem de modo eficaz.
A qualidade do trabalho e apoio recebido no ambiente de trabalho é muito importante, pois existe um plano de fundo comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração, asquais são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Além das habilidades técnicas os executivos devem ser dotados também das habilidades interpessoais para terem sucesso na organização.
Logo, uma empresa precisa ter políticas tanto explicitas como implícitas para orientar na tomada de decisões. As organizações não conduzem por si mesmas, então surge anecessidade de um pensamento comum que norteie o administrador a planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.




CAPÍTULO I – DEFINIÇÃO DE CONCEITO ORGANIZACIONAL

Administrar uma organização vai muito além da prática de gerência, planejamento, organização e controle, as quais são consideradas funçõesbásicas da administração. Decorrente das ameaças que a empresa enfrenta, seja elas decorrentes da concorrência, mudanças no contexto social econômico, a mesma necessita de habilidades do ser humano em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional (QUADROS, TREVISAN, 2012,...
tracking img