Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª.: Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos



Adriana Pacheco Pêgo RA: 3808625043

Carla Aparecida de Lima Soares RA: 4300066136

Daniela Almeida Lima RA: 4571875737

Gisele Calaça CastroRA: 4300066134

Jocasta Fernandes Sena RA: 4300066132




Valinhos – SP

04/04/2012

Introdução

Como sabemos a organização é composta por pessoas de diferentes modos de visão, o comportamento organizacional estuda o comportamento dessas pessoas dentro da organização, seu modo de agir, pensar, suas motivações e atitudes.

A visão sistêmica mostra aorganização como um todo, visualiza os departamentos para uma melhor integração dentro da organização.

Uma organização não pode utilizar-se do sistema fechado, pois estará muito restrito, deve-se usar o sistema aberto que traz vários conhecimentos e contatos.

Na busca de aprimorar seus conhecimentos a organização busca motivar seus colaboradores levando em conta as suas diferentespersonalidades, onde não só o salário é um fator importante, como também o bem estar do colaborador dentro da organização, isso se chama ‘’inovação’’, e precisamos transformar o conhecimento em desenvolvimento econômico. Algumas empresas ainda se mantém como ‘’tradicional’’ e isso pode fazer com que perca clientes, pois inovar é fundamental para que a empresa tenha novos conhecimentos referente avisão do mundo.

Um outro fator importante no desenvolvimento de uma empresa é o trabalho em equipe, onde a mesma deverá ter um líder que para motivá-los e coordená-los sempre com os interesses voltados para a organização, sobretudo agindo com ética e profissionalismo.

A percepção dentro de uma organização faz com que os problemas sejam detectados com antecedência e com isso a busca dasolução será de forma ágil, para que isso ocorra é importante uma boa comunicação entre o líder e os colaboradores, essa comunicação deverá ser clara e objetiva.

Capitulo 1

DEFINIÇÃO

Comportamento Organizacional é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto de empresa. Ele enfoca comportamentos observáveis, tais comoconversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém também lida com ações, internas como pensar, perceber e decidir as quais acompanham as ações externas. É o estudo do comportamento das pessoas como indivíduos que analisa o seu desempenho em unidades sociais maiores – grupo e organização – por si.

É um campo de estudos que investiga o impacto queindivíduos, grupos e a estrutura, tem sobre o comportamento dentro das organizações, como propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Uma área que estuda [...] três determinantes do comportamento nas organizações: Indivíduo, grupos e estruturas que, aplica seus conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito das estruturaspara fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem pra uma empresa. Uma ciência de conhecimento aplicado, pensamento multidisciplinar que envolve a psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

É importante nas organizações do mundo moderno, pois influência o ser humanoao aumento da produtividade, melhorias de suas habilidades, respostas a demanda da globalização e incentivos a inovações e mudanças.

O comportamento organizacional tem como finalidade explicar, prever e controlar o comportamento humano, assim ajudando a avaliar, entender e resolver conflitos entre homem e organização.

Comparativo dos Sistemas Abertos e Fechados

|ABERTOS...
tracking img