Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comportamento Organizacional é um tema atual e merecedor da atenção que vem recebendo por parte de estudiosos e dos envolvidos com a questão. Um dos maiores autores do tema define Comportamento Organizacional como “um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento parapromover a melhoria da eficácia organizacional”.
O Comportamento Organizacional tem sua história na Gestão de Pessoas, com o advento da Escola das Relações Humanas, cujo objetivo principal era a valorização do empregado e a melhoria das condições do ambiente de trabalho. Também a partir da descoberta da influência do fator psicológico na produtividade da organização, através da pesquisa do Prof. epesquisador Elton Mayo, passou-se o observar melhor o homem, ao invés dos meios e métodos de trabalho para o aumento da produção, buscando-se não somente a eficácia, mas também a eficiência.
O Comportamento Organizacional apresenta premissas tais como: cada pessoa é um mundo individualmente diferente, sendo a experiência de cada indivíduo única, significando que não existe um padrão degerenciamento; deve-se saber identificar as diferenças individuais. Outra premissa: o comportamento tem suas causas relacionadas às necessidades das pessoas.
Para auxiliar o estudo do Comportamento Organizacional algumas disciplinas prestaram sua contribuição, destacando-se as Ciências Psicológicas, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas, dentre outras.
Existem três níveis de análiseno estudo do Comportamento Organizacional: nível do indivíduo, nível do grupo e nível dos sistemas organizacionais, sendo que as varíáveis destes níveis afetam a produtividade (a empresa atinge seus objetivos com eficiência e eficácia), o absenteísmo (não comparecimento do funcionário ao trabalho), a rotatividade ( fluxo de entrada e saída de pessoas da organização) e a satisfação com o trabalho(diferença entre as recompensas recebidas e aquilo que se acredita merecer). Os tópicos emergentes são: diversidade no trabalho (composição da força de trabalho) e o estresse.

Nível do indivíduo - um dos aspectos que influenciam o comportamento do indivíduo é a personalidade, que é a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Os traços da personalidade são ascaracterísticas marcantes. O conceito de personalidade apresenta quatro características essenciais:
1) comportamento coerente ao longo do tempo;
2) o comportamento específico distingue uma pessoa das demais;
3) o comportamento é imprevisível em situação específica;
4) a personalidade ameniza os efeitos das mensagens e situações no comportamento individual.
As dimensões da personalidadecombinadas são utilizadas para explicar o comportamento individual:
dimensão extroversão-introversão; sensação-intuição; pensamento-sentimento; julgamento-percepção.
Alguns atributos de personalidade influenciam o comportamento das pessoas nas organizações: centro de controle, maquiavelismo, auto-estima, automonitoramento, propensão a assumir riscos, personalidade tipo A, personalidade tipo B.
Ainteligência é a capacidade de lidar com a complexidade. Atualmente, uma corrente de estudo do desenvolvimento humano identifica um conjunto de múltiplas inteligências: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal cinestésica, pessoal, naturalista, existencial e emocional.
A aptidão é o potencial para realização de tarefas e atividades. Se o potencial é transformado em ação,torna-se uma habilidade, que pode ser intelectual e/ou física. As habilidades gerenciais são divididas em três categorias: habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.
A percepção é a seleção, interpretação, organização e recuperação das informações obtidas pelos sentidos no ambiente. Ela faz com que pessoas diferentes tenham diferentes interpretações ou visões do mesmo fato ou...
tracking img