comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para facilitar o levantamento dos acontecimentos externos à organização, emprega-se o PESTLE - modelo utilizado na análise do ambiente quando se realiza o planejamento estratégicoorganizacional (verifique a Figura 4.1 do livro-texto, p. 48). A sigla representa as variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, legais e ecológicas. Os autores incorporam aomodele a ética e ele, então, é ampliado para PESTLEE, estrutura que apresenta vantagens e desvantagens.

Ao olhar para o século XX, constata-se que a cada 30 anos uma nova ciência ouum novo desenvolvimento tecnológico emerge e ocasiona modificações na sociedade. No primeiro terço do século XX, foi a revolução da química. No segundo, foi a vez da física e, no terçofinal, a tecnologia da informação e das comunicações. E, finalmente, a biologia.
A nova demografia é considerada a área de maior impacto, pois não é possível realizar previsões e,consequentemente, estruturar planejamentos.

Há um envelhecimento progressivo das sociedades, ou seja, nascem cada vez menos pessoas e a expectativa de vida aumenta devido aos avanços naárea da saúde.

Finalmente, temos a globalização. "O mundo passou, no curso do último quarto do século XX, de um sistema econômico internacional, em que a unidade de análise eram ospaíses individualmente considerados, para um sistema econômico global. A globalização não significa homogeneização do espaço mundial, mas, ao contrário, diferenciação e especialização"(livro-texto, p. 53).

A questão é que o avanço tecnológico, unido à radicalidade e à rapidez com que se operam as transformações, obriga as empresas a empreenderem um processo dereestruturação. Porém, a maioria das organizações continua a atuar em moldes tradicionais. E se tais organizações não passarem por transformações, em breve estarão fora do mercado.
tracking img