Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS





(286128) GEISA MARA CARDOZO















QUESTÕES AVALIATIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
















Rondonópolis
2011



(286128) GEISA MARA CARDOZO

















QUESTÕES AVALIATIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALAtividades Avaliativas apresentada ao Curso de Administração da Faculdade Anhanguera -Uniderp , para a disciplina Comportamento Organizacional.

Professora: Francislene, tutora presencial do curso e Professor: Ana Maria de Vasconcelos Silva, EAD.










Rondonópolis
2011
Questões

1° Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatoressobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.

Inteligência para o Frances Alfredo Binet do século xx, era o desenvolvimento da linguagem e da matemática.
Por sua vez Howard Gardner, psicólogo com desenvolvimento cognitivo e neuropsicologia afirma que temos habilidades em pelo menos setediferentes áreas intelectuais.
Ele define a inteligência como habilidades para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
A teoria é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única que permite aos indivíduos um desempenho maior ou menor em qualquer área.
Sendo assim ele acredita que o aprendizadoteria que ser mais amplo para com isso trabalhar todas as áreas intelectuais, fazendo da avaliação um método de informar o quanto esta sendo aprendido, e não uma forma classificatória.


2° [...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei[...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre vocêmesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.

Trazendo essa frase para o Comportamento Organizacional percebo que a percepção e a auto percepção quer dizer que ( Como os outros me vêem e como eu me vejo), fala das deduções das pessoas para com ele e ao mesmo tempo fala sobre o que na verdade ele esta sentindo.
Devemos nos complementar, não somosauto suficientes, trabalhar em equipe, dividir idéias, uma idéia pode complementar a outra, assim chegaremos em um mesmo objetivo e com muito mais riquezas em dados, pois nem sempre o que vemos é o que parece ser.


3° Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos. Se traçarmos um paraleloentre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?
Na teoria de Herzberg ele classificou em duas categorias sendo elas higiênicos e motivacionais.
Fatores Higiênicos são: salários, os beneficios sociais, tipos de chefia ou supervisão, as politicas e diretizes da empresa o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham.
Fatores Motivacionais são:crescimento individual dentro da empresa, cargo, natureza das tarefas que executa e reconhecimento profisional.
Já Maslow em sua teoria colocou em enfase sua tabela sendo ela:
Necessidades fisiologica Necessidades de Segurança, Nessecidades Social, Necessidades de Estima, Necessidades de Auto Realização.





No ponto de vista de Herzberg a insatisfaçãonão é o mesmo que a não satisfação.
Maslow classifica duas motivações sendo ela:
Motivação de deficiência é quando as necessidades basicas corresponde aa de motivos de deficiência onde o preenchimento se da atravez de objetos ou seres humanos de fora. Desta forma logo o individuo o satisfaz, mas surge outra e assim sucessivamente.
Motivação de Crescimento é o passo seguinte, depois de...
tracking img