Sobre o lixo de rondonia cacoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISSN 1809-0362

RECICLAGEM DE LIXO NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR 1
Mariléia Muniz Mendes Alencar*

* Graduada em Licen ciatura Plena, em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado – Salvador – BA. Resumo: A questão ambiental, tema cuja relevância tem sido percebida em toda a extensão da sociedade civil, é abordada nesse artigo com o foco no lixo como um dos grandesproblemas da atualidade. Após a apresentação do conceito de lixo, dos tipos de lixo e das técnicas utilizadas para sua destinação, é realizado um breve histórico da educa ção ambiental. Por fim, são analisados os resultados de um diagnóstico do status do conhecimento de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Salvador-BA sobre o problema do lixo e suas possíveis soluções. Palavras-chave:edu cação ambiental; lixo; reciclagem; Ensino Médio. Abstract: The en vironmental question, theme of which promin ence has been realized in all the extension of the civil society, is approached in this article with the focus on the garbage as one of the big problems of the present time. After the presentatio n of the concept of garbage, of the types of garbage and the techniques used for itsdestination, a short report of the environmental ed ucation is prepared. At last, the results of a diagnosis of the status of the knowledge of High School students of a public School in SalvadorBa about the problem of the garbage and its possible solutions are analysed. Keywords: environmental education; garbag e; recy cling; High School.

INTRODUÇÃO O presente artigo apresenta um diagnóstico do statusdo conhecimento de estudantes do Ensino M édio de uma escola pública de Salvador sobre o problema do lixo e sobre possíveis soluções, sendo que o mesmo servirá como ferramenta para a futura sensibilização dos estudantes e para a elaboração de propostas de intervenção didática. A questão ambiental está se tornando um tema relevante que precisa ser discutido em toda extensão da sociedade civil.Além da discussão, também se faz necessário que sejam empreendidas ações em vários níveis, tais como: individual, empresarial, institucional, governamental, não-governamental, local, regional, nacional e internacional. O acúmulo do lixo nas cidades é, sem dúvida, um dos grandes problemas ambientais da atualidade. O desemprego, o “inchaço” das cidades, a má distribuição de riquezas e o êxodo ruralcontribuem, direta ou

1 Artigo elaborado com base no Trabalho de Conclusão de Curso ap resent ado pela autora como requisito para conclusão do curso de Licenciatu ra em Ciências Biológicas, desenvolvido sob orientação da Professora Camila Magalhães Pigozzo.

9 6 | C a ndo mbá – Re v is ta V ir tua l, v . 1 , n . 2, p. 9 6 –1 13 , ju l – de z 20 0 5

M. M. M. Alencar. Reciclagem de lixo numaescola pública do município de Salvador

indiretamente, para a poluição ambiental. Os altos custos de implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento do lixo têm levado muitas vezes ao fracasso as tentativas dos órgãos governamentais em resolver esta questão. A escola, por ser difusora de conhecimentos e formadora de opiniões, deve abordar e apresentar meios simples e práticos paraenfrentar o problema do lixo através do desenvolvimento de atividades que propiciem reflexão, participação e, acima de tudo, comprometimento pessoal e mudança de atitudes para com a proteção da natureza. Sendo assim, as escolas cumprem um papel fundamental, ao lado das empresas e da mídia, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões.

1 O QUE É LIXO? A palavra lixo, derivada do termolatim lix, significa cinza. Pode-se considerar lixo todos os tipos de resíduos sólidos resultantes das atividades humanas ou do material considerado imprestável ou irrecuperável pelo usuário, seja papel, papelão, restos de alimentos, vidros, embalagens plásticas. (OLIVEIRA; CARVALHO, 2004). O lixo, também chamado de rejeito, passa por um processo de exclusão: ele é “posto fora de casa” e deve...
tracking img