Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Centro de Educação a distancia





















COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL








ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas





















Araguaína - TO
Abril/2012
Alunos:
Bruno Pereira dos Santos R.A 381508
Edimilson Ribeiro dos Santos R.A 383497
Helane Dias MessiasR.A 380623
Jaqueline Lopes Matos R.A 381512
Roseane Galvão dos Santos R.A 382924
Paulo Pereira da Silva R.A 370028
















Trabalho apresentado ao curso de Administração da UNIDERP, como requisito parcial para obter nota em Comportamento Organizacional, sob Orientação da professora Cristiane Vinholi de Brito.CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Muito que se sabe hoje da típica organização empresarial não é uma conseqüência da natureza humana, é a forma como nos organizamos gerenciamos as pessoas. Podemos dizer que a teoria administrativa pode basicamente definir dois produtos, um é a produtividade econômica, a qualidade dos produtos e os lucros, a outra é o ser humano isto é asaúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção a atualização do seu crescimento, segurança, habilidade e auto respeito.
O comportamento Organizacional é essencial nas empresas, se uma empresa tem um produto razoavelmente bom não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha uma força de trabalho muito eficaz, talvez em curto prazo. Lembrando sempre que asorganizações são compostas por pessoas, sua força de trabalho as pessoas que nelas operam que sustentam a produção constante de qualidade. É o entendimento que motivam os indivíduos.
Os grupos de relacionamento da empresa com seu ambiente entram em jogo exatamente nesta área que chamamos de comportamento organizacional. Um exemplo é quando vamos ao supermercado e somos mal atendidos, talvezmotivados por péssimas condições de trabalho baixos salários e a falta de treinamento interpessoal adequado para saber lidar com sabedoria, educação e simpatia com os clientes.




















Segundo os autores Idalberto Chiavenato e Ludwig Von Bertalanffy o conceito de sistemas

Sistemas abertos: afirma que estes sistemas
são abertos e sofrem interações com ambiente ondeestão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que
podem ser positivas ou negativas, criando uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades, que podem ser benéficas ou maléficas para o todo, independente das partes.
Sistemas fechados: não apresentam intercambio com o meio ambiente externo. São herméticos, não estão sujeito
as influencias ambientais,não recebem e nem produzem recursos externos. São sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado, operando com pequeno intercambio de matéria de matéria e energia com o meio ambiente.
Sistemas aberto: de elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Por esta razão apresenta poucaprevisibilidade no seu comportamento. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e saídas, nem sempre bem conhecidas graças ao seu intenso intercambio com o meio ambiente. Exemplos: sistemas vivos ou orgânicos, mais complexos e de difícil caracterização, organizações, empresas, economia global ou nacional, mercados, negócios, pessoas.

Sistema fechado: de pouca ou nenhuma permeabilidade,isto é, tem poucas pouquíssimas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo. Na vou verdade nunca há um sistema absolutamente fechado ou hermético. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre si uma relação de causa e efeito que pode ser matematicamente conhecida. Uma determinada influencia ambiental provoca um determinado efeito ou...
tracking img