Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1
1.1 Definindo comportamento organizacional 1
1.2 Santos Brasil S/A 1
2. COMPORTAMENTO MICROORGANIZACIONAL 2
2.1 Definindo comportamento microorganizacional 2
2.1.1 Seleção 3
2.1.2 Treinamento 3
2.1.3 Reengenharia 4
2.2 Percepção, decisão e criatividade 4
2.2.1 Processo perceptivo 5
2.2.2 Processo decisório 5
2.2.3 Criatividade noprocesso decisório 6
3. SATISFAÇÃO E STRESS NO LOCAL DE TRABALHO 7
3.1 Definindo satisfação e stress 7
3.2 Custos organizacionais da insatisfação e do stress 7
4. COMPORTAMENTO MESO-ORGANIZACIONAL 8
4.1 Definindo comportamento meso-organizacional 8
4.2 Delegação de poder e qualidade no planejamento do trabalho 8
4.3 Dinâmica de grupo e eficácia de equipe 9
4.4 Liderança de grupos 10
5.COMPORTAMENTO MACRO-ORGANIZACIONAL 10
5.1 Definindo comportamento macro-organizacional 11
5.2 Conceito e identificação de empreendedorismo na Santos Brasil S/A 11
6. ÉTICA E VALORES ORGANIZACIONAIS 12
6.1 Conceito de ética e valores organizacionais 12
6.2 Identificação da ética na Santos Brasil S/A 13
6.3 A ética como ferramenta de gestão 13
7. RESPOSTAS DAS PROBLEMÁTICAS 13
CONSIDERAÇÕESFINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19






1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



1 1.1 Definindo comportamento organizacional


Segundo Stephen P. Robbins (1943) o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar aeficácia organizacional.
O comportamento organizacional tem uma grande importância nos processos empresariais, pois está diretamente ligado com a produtividade do colaborador, tendo como foco as relações de trabalho, o desempenho das funções, produtividade, motivação, aprendizado e consequentemente os resultados.
Lacombe (2005) enfatiza que as organizações precisam dispor de pessoas competentese motivadas para produzir. Este autor ressalta que sem capacitação e motivação não há eficiência, por isso as empresas devem investir na carreira de seus colaboradores, sempre almejando o crescimento, e assim bons resultados tanto para a empresa quanto para seus empregados.



2 1.2 Santos Brasil S/A


A Santos Brasil S/A tem como missão oferecer serviços de infraestrutura portuária e delogística integrada com rapidez, qualidade e segurança, respeitando o indivíduo e o meio ambiente. Busca sempre ser a melhor empresa de infraestrutura portuária e de serviços de logística integrada nos mercados em que atua.
Uma das mais importantes prestadoras de serviços de operação portuária e logística da América do Sul, é responsável por movimentar cerca de 25% dos contêineres do País.Importante provedora de soluções logísticas do país, com uma das mais completas estruturas operacionais para logística integrada, a Mesquita foi adquirida pela Santos Brasil S/A em 2007. Atualmente possui Portos Secos (CLIAS), no Porto de Santos (Santos e Guarujá), Centro de Distribuição, em São Bernardo do Campo (SP), Frota Própria para o Transporte Rodoviário de Cargas, composta por 80 veículos, e maisde 250 veículos para Gerenciamento de Transporte/Distribuição. A empresa desenvolve soluções customizadas que abrangem vários fluxos logísticos contidos no SCM (Supply Chain Management), oferecendo um eficiente gerenciamento de informações como componente estratégico para os clientes. A Mesquita executa e gerencia projetos para os mais variados segmentos, como os da indústria química,farmacêutica, alimentícia, autopeças, eletroeletrônicos e bens de consumo.
Suas unidades de negócio contam com sistemas de posicionamento de contêineres (GPS) de última geração, cálculos de pátio (como o sistema Navis, um dos mais avançados do mundo) e monitoramento eletrônico de contêineres refrigerados, que ajudam a garantir a segurança e a qualidade na prestação de serviços.
Busca ainda gerar valor...
tracking img