Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE LOGÍSTICA








COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ATPS












MACAÉ/RJ - 7131
2012
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa requer mais do que habilidades pessoais, as habilidades interpessoais são muito importantes nos dias atuais. Atualmente o estudo do comportamento organizacional tantocomo seus resultados é muito importante para a organização. Cabe salientar que, apesar das diversas conceituações e de estudos sobre o tema, notamos que em todas as fontes de estudo e pesquisa temos o indivíduo como objeto principal e constituem-se em poderosas ferramentas em face às diversas mudanças enfrentadas pelas organizações.
Muitas são as variáveis, que trabalhadas garantem diferenciaçãoà empresa, uma empresa não se constrói apenas de dados tangíveis, uma organização se forma a partir dos líderes que as conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais.
O ser humano é a essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional. Todas as informações sobre o comportamento organizacionalajudam as empresas a atuarem de maneira mais eficiente e eficaz, assim podemos dizer que o comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
Nos dias atuais os administradores precisam utilizar todo seu conhecimento para fazer a coisa certa da forma certa sendo eficiente e eficaz. Para abordagem do assunto, precisamosdefinir esses conceitos, considerados iguais, mas que possuem significados distintos.
Eficiência – É a capacidade do administrador em obter bons resultados, reduzir custos operacionais e dispor o menos possível de insumos como materiais e mão de obra.
Eficácia – É fazer aquilo que o mercado precisa é saber identificar as necessidades de demanda para seus produtos e atividades.
Em resumo,eficiência envolve o como fazer a atividade e eficácia se refere ao seu resultado. Portanto, ser eficiente não significa ser eficaz e vice-versa, o resultado final e o sucesso da organização depende muito da combinação dos fatores eficiência e eficácia.
Essa breve descrição apresenta a os tópicos abordados e com ela espero tornar a leitura agradável, facilitar o entendimento e a aquisição doconhecimento juntamente com compreensão de todos os demais temas aqui abordados.

CAPÍTULO 1
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional estuda o impacto dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações, com objetivo de aproveitar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Apesar da dificuldade em monitorar o comportamento humano, ocomportamento organizacional busca esse conhecimento sobre as pessoas, grupos e a estrutura do ambiente organizacional para tornar o trabalho mais agradável aumentando assim sua eficácia.
O comportamento organizacional apresenta como variáveis a estrutura, o clima, a cultura organizacional, o ambiente de trabalho, o planejamento e as habilidades pessoais. Cabe salientar que, como esse estudo, estávoltado para situações relacionadas ao trabalho, temos como características identificadas à produtividade, o absenteísmo, a relatividade e a cidadania organizacional.
COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, NA VISÃO DE IDALBERTO CHIAVENATO E STEPHEN P. ROBBINS.
Segundo Idalberto Chiavenato (Ed. Compacta, 1994), o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos egrupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Segundo Robbins (Ed. 2001), o comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de...
tracking img