Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional






INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma definição do que é o Comportamento Organizacional, sua aplicação e sua finalidade, demonstrando que a organização estuda o comportamento do empregado para melhorar seu desempenho e como conseqüência melhorar os resultados da empresa. Apresenta também através da escolha de dois autores que abordam otema um comparativo entre as definições que cada um dos autores possui sobre Comportamento Organizacional. Por fim demonstra um quadro comparativo entre os sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional.










CAPITULO 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional e o estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e as estruturasque tem dentro das organizações, como objetivo de utilizar este conhecimento para promover a melhora da eficácia organizacional, também podemos dizer que e uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. (Karla Sampaio).
Mas segundo Chiavenato ( 1999, p. 304) o comportamento organizacional e o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos epessoas se comporta dentro delas. Seria uma ciência interdisciplinar. A organização e um sistema cooperativa racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que compõe coordenarem seus esforço a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
O comportamento organizacional e basicamente o comportamento de um individuo, e suas habilidades e de modo como isso influina organização. E levado em consideração o fato das pessoas serem diferentes entre si, como todos as suas peculiaridade pessoais, os grupos e a estrutura organizacional que esses indivíduos e grupos estão relacionados (Stephen P. Robbis).
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle.
Dentre as principais variáveis são: estrutura, clima e culturaorganizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidade interpessoais.

A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA FECHADO
O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, através da decomposição analítica do trabalho, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.
A organização, sobessa ótica, era vista como um sistema fechado e que não interagia com o seu ambiente.
CHIAVENATO (1987) , assim conceitua sistemas fechados : " sistemas fechados : são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado,também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relaçõescombinam-se de uma maneira peculiar e rigída produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".
A abordagem das organizações como sistemas fechados, teve como destaques a Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas.
A Escola Clássica se desenvolveu segundo três modelos : a Administração Científica de Taylor, o Modelo Burocrático de Weber e a EscolaFisiológica e Anatômica de Fayol & Gulick.
A Escola de Relações Humanas se desenvolveu à partir dos estudos de Elton Mayo, no período de 1927 - 1932.

A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
A organização concebida como um sistema aberto, à partir da teoria geral dos sistemas, desenvolvida por BERTALANFFY (1969), fundamentado em conceitos da biologia, caracteriza-se por interagir com o ambiente...
tracking img