Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Relação interpessoal na organização eletrônica






Nome: Rafael Caue de Castro R.A:412105279
Fonte : www.amigonerd.net

O Comportamento Organizacional no Mundo Digital

Para entender o Comportamento Organizacional no Mundo Digital primeiramente é necessárioentender o que é uma organização eletrônica (E-Organization) e os termos que a compõem que são o e-commerce e o e-business.
O termo e-commerce está se tornando o padrão para descrever as atividades de vendas dentro dos negócios das empresas digitais.Ele engloba a apresentação dos produtos nos sites Web e o recebimento dos pedidos on-line (comercialização de bens e serviços via Internet).
Já oe-business refere-se a toda a gama de atividades incluídas no exercício de uma empresa bem-sucedida com base na Internet.Assim o e-commerce é uma parte do e-business.O e-business inclui o desenvolvimento de estratégias para empresas com base na Internet, a melhoriada comunicação com fornecedores e clientes, a colaboração com parceiros para coordenar eletronicamente o planejamento e a produção, aidentificação de um líder para gerir um negócio virtual e pessoas capacitadas para construir e operar páginas da Web além de pessoas que cuidem do aspecto administrativo.O e-business compreende a criação de novos mercados e clientes, mas também se ocupa daotimização das formas de combinar computadores, a Web e os aplicativos de software.
Uma empresa de e-business utiliza a Internet (redeinternacional de computadores), intranets (Internet privada dentro das empresas) e extranets (uma ampliação da intranet, acessível somente para pessoas autorizadas pela empresa) para criar um canal de comunicação organizacional, tornando possível à integração e o compartilhamento de informações, permitindo que clientes, fornecedores, funcionários e outras pessoas se comuniquem com a organização e atravésdela em tempo real.
Existem vários graus de envolvimento do e-business.Há empresas que são totalmente frutos da revolução da Internet, são empresas virtuais, isto é, seus clientes e vendedores nunca se encontraram, sua renda se baseia totalmente nas interações via Internet.
Há empresas que vendem seus bens e serviços por meio da rede, mas as operações virtuais são apenas uma pequena parte dos seusnegócios, são secundárias em comparação as suas operações tradicionais.São empresas enriquecidas pela Internet.E ainda existem empresas que utilizam a Internet somente para melhorar a gestão do seu negócio.Elas não vendem nada pela rede, mas utilizam aplicativos do e-business para melhorar suas funções tradicionais.
Outro termo utilizado será o e-organization (e-org) que são instituições com ousem fins lucrativos, que utilizam a Internet e redes privadas para facilitar suas atividades e comunicações.

O que diferencia as e-orgs das organizações tradicionais?
Não existem regras gerais aceitas - Não existem modelos estabelecidos e planos estratégicos definidos.As e-orgs são novas no mercado e seus administradores baseiam-se somente na experimentação.
A vitória vai para o mais rápido -A competição força as e-orgs a tomar decisões, desenvolver produtos e serviços, entrar no mercado e responder as ações dos concorrentes rapidamente.
Não importa a localização - Graças às conexões digitais, os contatos da empresa (fornecedores, clientes, funcionários) não precisam mais estar localizados na mesma região geográfica.
Informações integradas são tudo - A Internet, as intranets e asextranets mudaram a forma como a informação se movimenta dentro daorganização.Houve um rompimento das tradicionais barreiras hierárquicas que facilitou o processo decisório interno e integraram a organização com seus parceiros, fornecedores e clientes.
As e-orgs também são únicas porque promovem dois processos simultâneos: aumentam o isolamento do funcionário (isolamento social), ao mesmo tempo...
tracking img