Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura
A Estrutura Organizacional constitui a ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado e pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).
A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato deser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade,responsabilidade e delegação.
Para uma melhor compreensão da estrutura da organização é normalmente elaborada a suarepresentação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de estrutura está divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.
Dos diversos tipos de estrutura que a organização pode assumir destacam-sea estrutura hierárquica (hierarquia como critério de divisão do trabalho), a estrutura funcional (funções como critério de divisão do trabalho), a estrutura staff & line (utilização simultânea de critérios de hierarquia e de funções), a estrutura divididas (produtos ou unidades geográficas como critérios de divisão do trabalho) e, finalmente, a estrutura matricial (utilização simultânea decritérios de funções e de produtos ou unidades geográficas). Naturalmente, podemos encontrar diversos tipos de variações a estes tipos de estruturas, como a utilização de critérios de divisão do trabalho distintos consoante o departamento, a utilização de estruturas dividas com órgãos de staff, entre outras.
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seusrespectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. A estrutura é uma consequência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. A estruturação dos serviços de uma organizaçãonão implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior ou exterior).
Indivíduos
Após a segunda Revolução industrial, houve um crescimento acelerado e desestruturado nas organizações, com a necessidade de aumentar a eficiência e a competência, evitando o desperdício e aeconomia da mão de obra, para que pudesse acelerar a produção nas indústrias.
Algumas teorias surgem com o objetivo de organizar o processo e a estrutura do trabalho, ou seja, a divisão das funções, onde eles tenham o controle total sobre os seus subordinados, pois segundo eles o trabalhador era indolente e usava os movimentos de forma inadequada.
Com essas teorias, surgiram críticas derivadasdos humanistas, formados por psicólogos e sociólogos preocupados com a organização formal e os aspectos organizacionais. Abordando o indivíduo como unidade básica da organização, denominando o trabalho como uma atividade grupal e enfatizando a participação e a cooperação das pessoas para o alcance de objetivos comuns.
Foi preconizada ao trabalhador a oportunidade de compartilhar suas idéias com osgrupos e com a chefia o que antes não lhe era permitido, o trabalhador não era pago pra pensar e sim para executar. Entre os estudos realizados sobre a motivação humana, foi observado que os trabalhadores não são apenas movidos por incentivos salariais, mas por outras necessidades básicas.
Relacionando os teóricos clássicos com os humanistas, pode-se concluir que ambos são baseados na...
tracking img