Desenvolvimento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1. A Importância do Desenvolvimento Interpessoal para as Pessoas e para a Organização...........................................................................................5
2. A importância das Relações Dentro e Fora do Trabalho..........................6
3. A influência da Autoestima no Trabalho e nas Relações.........................9Conclusão....................................................................................................11
Referências Bibliográficas...........................................................................12




















1. A Importância do Desenvolvimento Interpessoal para as Pessoas e Organização.


De acordo com Pasqualotto (2008) o ambiente de trabalho sofre algumas consequências queprovém do âmbito familiar. O colaborador ao estabelecer uma boa vivência na família transfere essas relações para a empresa onde passa grande parte do seu tempo. Sua boa conduta pessoal resulta em um desempenho profissional eficiente, por isso é importante que esse ambiente familiar seja harmonioso e cooperativo, para que no trabalho as pessoas saibam administrar bem as emoções, controlar osimpulsos, as ansiedades e assim conviverem uns com outros respeitando as diferenças.
O mesmo autor acrescenta que o grande desafio da vida é despertar o interesse pelos valores humanos, iniciada pela responsabilidade quando se é capaz de relacionar-se bem com os outros, derrubando as barreiras que possamos ainda carregar desde a mais longínqua infância. O termo “relações humanas” tem se referido asrelações interpessoais, podendo ocorrer entre uma pessoa e outra, entre marido e mulher, vendedor e comprador, aluno e professor. Entre esses relacionamentos pai, mãe e filho no lar; professor e aluno numa classe; empregados e chefia em uma empresa.
Segundo Zedco (2002) ainda há quem duvide da importância de um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e esta constatação chega a sersurpreendente, porque tanto as consultorias de recursos humanos quanto toda a chefia em uma empresa afirma ser este um ponto imprescindível na formação de um líder, de um executivo, do profissional do futuro, e é justamente líderes com bom relacionamento interpessoal que se procura hoje em dia, pois o maior bem das empresas são as pessoas e estas precisam ser bem tratadas para que a corporaçãocomo um todo vá bem. É notório que nos tempos atuais, a Gestão Organizacional busca a dimensão em relação ao respeito humano e sua comunicação e simpatia. Detalhe crucial para a sobrevivência num mundo globalizado.
É possível nos questionarmos se o relacionamento interpessoal é tão importante, como tantas pessoas insistem em ignorá-lo e torna-lo supérfluo? Este dilema é apenas aparente e se algumaspessoas ignoram aspectos de relacionamento interpessoal é porque desconhecem a sua importância, ainda não aprenderam como praticá-lo ou deixaram de adquirir conhecimentos que possam levar a construir um bom relacionamento.
“No mundo profissional, como em qualquer outro círculo de relacionamentos, tudo gira em torno do poder e da habilidade política. O profissional que domina aspectos dorelacionamento interpessoal domina também a arte do posicionamento estratégico em uma empresa; torna-se imprescindível para a imagem da Organização; associa-se aos vencedores e escala da ascensão profissional” (Pasqualotto, 2008).



2. A importância das Relações Dentro e Fora do Trabalho


Na vida muitos fatores podem influenciar o desenvolvimento das pessoas e consequentemente suas relações,seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. O ser humano é feito do ambiente em que vive, e é gerado por necessidades básicas as quais motivam ou não para exercer determinadas tarefas, sejam as necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc. Ou as necessidades psicológicas como segurança interna, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de...
tracking img