Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Quando falamos em comportamento organizacional estamos falando do comportamento humano, das atitudes e ações do ser humano perante á um grupo. As diferentes personalidades que se misturam dentro de uma empresa precisam além de estudadas, serem compreendidas por quem administram a mesma.
O ser humano com seu potencial e criatividade fazem com que a empresaatinja seus objetivos e alcance o sucesso. A inovação é um ponto importantíssimo. De nada vale criar e não inovar. O mercado precisa de produtos que inovem e que tenha diferencial, causando impacto, levando assim o público alvo á curiosidade.
Outro ponto que é indispensável é o trabalho em equipe. Quem nunca ouviu falar do ditado: Um por todos e todos por um! Em uma organização não édiferente, para que uma equipe saia vitoriosa é preciso que seus membros trabalhem por um só objetivo: o sucesso da empresa, o que é impossível se ter sem união, respeito e cooperação de todos os membros da equipe.
Existem dois conceitos muito importantes que muita gente acha que são a mesma coisa: a eficiência e a eficácia. Apesar de estarem ligadas, suas definições são diferentes.Eficiência consiste na qualidade que se tem de efetuar um determinado objetivo, já a eficácia consiste no resultado do mesmo.
Para todo trabalho em grupo faz-se necessário ter um líder. O líder tem o papel de orientar e motivar seus companheiros, o que só fortalece o ambiente de trabalho. Para liderar é preciso passar amizade, compreensão e sem dúvida companheirismo, para que todos saiamsatisfeitos e além de tudo vencedores.

CAPITULO 1

Podemos definir comportamento organizacional como uns métodos que as empresas têm para empregar pessoas com alto desempenho com isso criam se bons locais para se trabalhar, também conseguem influenciar na produtividade, com mais rapidez e qualidade que é essencial nos dias de hoje e conseguem superar vários tipos de pressões econômicas, culturais,política, etc.
Ele estuda vários tipos de campo para ter mais conhecimento como: pessoas, grupos, estrutura, etc., para que as empresas trabalhem com mais eficaz e render bons frutos no futuro. Podemos dizer então que a melhoria das pessoas e conhecimento maior que elas vão ter gera motivação, satisfação em ir ao local de trabalho todos os dias, comunicação, liderança, etc.
Para administrar umaempresa precisa ir mais além do que as funções básicas e o comportamento organizacional ajudam muito, pois está sempre buscando conhecimento e inovações para que prosperem sempre e vai saber sempre a lidar com a concorrência que vai encontrar no mercado.
Para Dubrin comportamento organizacional é o estudo das pessoas no trabalho, como ele se relaciona no ambiente, como se organiza, se tem atitudes,entre outras. Com isso gera conhecimento de como as pessoas agem dentro de suas organizações, enquanto Robbins tem como comportamento organizacional um campo de estudos sobre pessoas, grupos e estruturas dentro de suas organizações para que elas se aprimorem cada vez mais para ter mais eficácia na organização.

No quadro abaixo podemos entender como funciona o sistema aberto e o sistemafechado:

Sistema | Aberto | Fechado |
Definição | Apresenta relações de intercâmbio com o meio ambiente.Através de entradas e saídas trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. | Não apresenta intercâmbio com o meio que o circunda.São herméticos a qualquer influência ambiental.Não recebem influência do meio ambiente e também não influência. |
Exemplos | Nível dos indivíduos, níveldos grupos, a sociedade,... | As máquinas |
Níveis | Sistema aberto auto regulávelVida vegetalReino animalSer humanoOrganização social | Sistema estático simplesSistema dinâmico simplesSistema cibernético |

CAPITULO 2
Sabemos que nos dia de hoje poucos são aqueles que inovam, por vezes preferem trazer algo novo para o mercado do que inovar o seu produto, e temos que inovar algo que já...
tracking img