Flor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

NUTRIÇÂO E DIÉTETICA

São Paulo
Abril / 2012

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

CALCULO DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS
Nome: Paula Andresa De Freitas Costa RA: B4633-9São Paulo
Abril / 2012

Introdução

O TGI (trato gastrointestinal) é formado por uma série de órgãos sendo eles: a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes ajudam no rompimento físico do alimento e a línguaauxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.

A Boca

A boca tem suas estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandíbula, cuja atividade principal é a mastigação aonde implicados,de forma direta, na articulação das linguagens e os nervos sensitivos e os vasos sanguíneos do centro de qualquer dente estão protegidos por várias camadas de tecido. O palato duro, compõe a maior parte do céu da boca, o restante é formado por palatos mole, existe também a úvula palatina que durante a deglutição a úvula move-se para cima com o palato mole, o que impede a entrada de alimentos elíquidos deglutidos na cavidade nasal.
Os músculos da língua movimentam o alimento para a mastigação, moldando o alimento para que se torne uma massa de formato arredondado, podendo assim iniciar a deglutição do alimento. O liquido secretado pelas glândulas salivares, denominado saliva, é composta de 99,5% de água e 0,5% de solutos. A água na saliva ajuda dissolver os alimentos, de modo que possamser facilmente deglutido.

Faringe

A orofaringe ou faringe média, está ligada pela parte anterior com a cavidade bucal e comunica-se com a faringe superior;
A nasofaringe, rinofaringe ou faringe superior, é ligada pelas cavidades nasais, fazendo uma ligação com a orofaringe, é a parte mais espessa da faringe, compreende-se da base do crânio até o palato mole (céu da boca).

A faringe écomposta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esquelético e revestida por uma túnica mucosa (sempre úmida com o muco produzido). Nessa membrana mucosa consta acumulações de células do sistema imunológico, chamados de folículos linfóides. Funcionam como um “filtro” protegendo a mucosa faríngea dos microogranismos presentes no ar e nosalimentos. Alguns dos folículos são denominado de amígdalas, volumosos e salientes. Destacam-se: as amígdalas tubárias (duas saliências situadas na faringe superior), as amígdalas palatinas (duas saliencias localizadas nas faces laterais da faringe média) e as amígdalas faríngeas (situada no teto da laringe superior). Os ouvidos também se comunicam com a faringe, isso ocorre através do ósteofarínico da tuba auditiva, ele é ligado na parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.

Funções da Faringe
A função da faringe é a circulação de alimentos e ar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pelo orifício da boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões. No caso dos alimentos, eles sempre entram pelo orifícioda boca, seguindo até a faringe média, indo ao esôfago e seguem para o estômago. É graças a presença da epiglote que ocorre essa dupla função na faringe. Ela situa-se na parte superior da laringe e serve para controlar a entrada de ar para a laringe e os alimentos para o esôfago, pois, durante a deglutição ela fecha-se, não permitindo a entrada do alimento na laringe.
Esôfago

O esôfago é...
tracking img