Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Organização: Seu Conceito e Relevância.







Resumo do Capítulo 13 da PLT da disciplina de Comportamento Organizacional docurso de graduação de ciências contábeis do primeiro período, apresentado a Anhanguera Educacional LTDA.











MAIO DE 2012
Uma organização é um instrumento usado pelaspessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam – isto é, cumprir sua missão, atingir seus objetivos.
Como uma organização cria valor? A teoria de sistemasuma vez mais, nos permite buscar uma resposta satisfatória. A criação de valores pode apresentar um triplo estágio: Input ou entrada, throughput ou transformação e output ou saída. Cada um dessesestágios é afetado pelo ambiente em que as organizações operam.
Os inputs incluem recursos humanos, informação e conhecimento, matéria prima, recursos financeiros. A maneira como a organizaçãousa os recursos humanos disponíveis para transformar os inputs em outputs irá determinar quanto valor é criado no decorrer do estágio de transformação.
O resultado do processo de conversão emprodutos acabados ou serviços é o que chamamos de output, liberado para o ambiente.
Uma definição de organização: é uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas que visa realizar um oumais propósitos específicos usando determinada tecnologia.


• Todas as organizações têm um propósito distinto e que normalmente é expresso em um ou mais objetivos;
• Todas são formadaspor pessoas;
• Todas desenvolvem um tipo de estrutura, de caráter deliberado, de modo que as pessoas possam se articular e realizar suas tarefas;
• Todas usam um determinado tipo detecnologia.


Propósitos, pessoas, estrutura e tecnologia são elementos críticos para definição de uma organização. Tendo em vista que com o passar do tempo, as características do que...
tracking img