Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Caxias, 21 de abril de 2012
Universidade Anhanguera – Uniderp
Curso: Administração Disciplina: Comportamento Organizacional
Alunos: Stefanie Conceição do Carmo Feuerharmel RA: 353274

Introdução
Comportamento Organizacional
Estudar o comportamento dos indivíduos que formam ou que formarão uma equipe é fundamental para o sucesso da mesma.
Também seráabordado a definição e a importância de indivíduos inovadores em nosso meio, como podemos ver e reconhecer pessoas inovadoras.
Como líder como formar equipes eficientes e focadas no objetivo? Como enxergar a diferença entre um grupo e uma equipe?
Definições sobre eficiente e eficaz, o que é mais importante, ser eficiente ou eficaz?
.

Capitulo 01
1.0 Definição de Comportamento OrganizacionalComportamento Organizacional é o estudo do comportamento de cada individuo dentro da organização onde trabalha.
As empresas se valem desta arma para estudar o comportamento de seus colaboradores à fim de extrair seu melhor e fortalecer o espirito inovador dentro de cada um deles, ou incluso para posiciona-lo em um setor onde seu rendimento possa chegar ao máximo.
Estuda – se comportamentoorganizacional há bastante tempo, Hebert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland
No entanto neste capitulo falaremos em especial de duas teorias sendo elas:
* Teoria de Herzberg: Fatores higiênicosou extrínsecos: aqueles que se localizam no ambiente em torno das pessoas e abrangem as condições nas quais desempenham seu trabalho. Como essas condições são gerenciadas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle dos trabalhadores. Esses fatores podem ser: o salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, as políticas ediretrizes da empresa... Quando esses fatores são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. Porém, como são apenas satisfatórios, não podem levar à satisfação se atendido. Apenas impedem a insatisfação.
Fatores motivacionais ou intrínsecos: são os fatores relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o trabalhador executa no seu típico dia de trabalho.Estes já estão sob o controle do próprio indivíduo, pois relacionam-se com a sua tarefa, envolvendo sentimentos de crescimento profissional. Esses fatores dependem das tarefas que os trabalhadores realizam no seu trabalho. O impacto dos fatores motivacionais sobre o comportamento das pessoas é muito profundo e estável, pois quando são ótimos provocam a satisfação, mas quando são precários (nãoatendidos), não a alcançam. Mas também não geram insatisfação.
De acordo com Chiavenato (2003), Herzberg ainda contribui afirmando que, para o trabalhador continuar sempre motivado, é necessário o “enriquecimento do cargo ou tarefa”, que significa ampliar o conteúdo dos cargos, transformando em tarefas complexas, para que o funcionário trabalhe sempre com desafios e possa ter satisfação profissional. Oenriquecimento dos cargos pode ser em sentido vertical (substituindo uma tarefa simples por uma mais complexa) ou horizontal, ou seja, com o acréscimo de mais atividades do mesmo nível. Porém, vale ressaltar que, conforme Chiavenato (2003), o enriquecimento de tarefas pode constituir em consequências positivas como, por exemplo, a própria motivação, como pode decorrer em consequências negativascomo a ansiedade ou até mesmo o medo, por parte dos funcionários, de tarefas novas e de não conseguirem realizar de forma bem-sucedida.
* Teoria de Maslow: Em 1943, Maslow publicou uma teoria sobre motivação que se tornou bastante conhecida. A teoria de Maslow parte do princípio de que a motivação surge de um conjunto de necessidades que estão dispostas na forma de uma hierarquia de...
tracking img