Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: Conceito de CO. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

INTRUDUÇAO

A administração de Marketing

O marketing deve ser bem coordenado com osoutros departamentos da empresa, não funciona quando é meramente um departamento, ele apenas funciona quando todos os funcionários valorizam o impacto que têm sobre a satisfação do consumidor. Conforme pode-se perceber, o conceito de marketing exige que a empresa adote marketing interno e externo. Marketing interno é a tarefa de contratações acertadas, treinamento e motivação de funcionárioshábeis que desejam atender bem os clientes. De fato, marketing interno deve preceder o marketing externo.
Segundo Kotler (2003, p. 158): “não faz sentido prometer serviço excelente antes de os funcionários da empresa estar prontos para oferecê-lo”. Podemos verificar que, o conceito de marketing, nos faz entender que para se atingir as metas organizacionais são necessárias determinar asnecessidades e desejos dos mercados-alvos e oferecer as satisfações e desejos de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes (KOTLER, 2003).
O marketing nasceu no início do século XX, no momento em que a economia de mercado se generalizava no mundo ocidental. Apesar de existirem inúmeras definições para marketing, a de Kotler (1999, p. 31), é uma das mais simples e, ao mesmo tempo, maisabrangentes. Para o autor, “marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”.

DESENVOLVIMENTO

As empresas de serviço variam muito. O setor governamental presta serviços através de seus tribunais, departamentos de empregos, hospitais, agências de empréstimo, serviço lamentos de polícia e de bombeiros, correios, c escolas.Sejam eles públicos ou privados, com fins lucrativos ou não. Kotler (2006) cita que os serviços têm quatro características principais que afetam imensamente o projeto dos programas de marketing: Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade e Perecibilidade.
Serviços são intangíveis não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Pessoasque se submetem a uma cirurgia plástica não podem ver o resultado antes da compra, e os passageiros de empresas aéreas não têm nada' senão uma passagem e a promessa de uma chegada segura a seus destinos. (BETESON, 2001).
Os produtos físicos são manufaturados, depois estocados, mais tarde vendidos e, finalmente, consumidos. Mas os serviços são primeiro vendidos, depois produzidos e consumidosao mesmo tempo. Assim, os serviços são essenciais dos que os proporcionam, sejam eles pessoas ou máquinas. Se uma pessoa proporciona um serviço, esta pessoa é uma parte do serviço.
Uma vez que o cliente também está presente quando o serviço é produzido, a interação fornecedora - cliente é um aspecto especial do marketing de serviços. Tanto o fornecedor quanto o cliente afetam o resultadodo serviço.
Serviços são altamente variáveis, sua qualidade depende de quem os proporciona e quando, onde e como são proporcionados. Por exemplo, alguns hotéis criaram reputações por serem melhores prestadores de serviços que outros. Dentro de um dado hotel, o empregado que cuida do registro dos hóspedes pode ser agradável e eficiente, enquanto outro que trabalha próximo pode serdesagradável e lento. Mesmo a qualidade do serviço de um único empregado varia de acordo com sua energia e disposição no momento do contato com cada cliente. As empresas de serviços podem tomar várias medidas para garantir o controle de qualidade (BATESON, 2001).
Elas podem selecionar e treinar cuidadosamente seu pessoal. Como por exemplo, as empresas aéreas, bancos e hotéis que gastam grandes...
tracking img