Sistema automotizado de controle de frotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Automatizado de Controle de Frotas

1 - Objetivos da Pesquisa

Esta pesquisa baseia-se na abordagem de estudo de caso. Segundo Yin (1990), “o estudo de caso é uma forma de se fazer pesquisa social empírica ao investigar-se um fenômeno atual dentro de um contexto de vida-real, onde as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e na situação em que múltiplasfontes de evidências são usadas”. Ainda segundo Yin, há quatro tipos de estudos de casos, classificados em função das dimensões da análise, que podem basear-se no número de casos (único ou múltiplo) ou na quantidade de unidades de análise (única ou múltipla).
Nesta pesquisa será analisado um estudo de caso único, buscando esclarecer o motivo que norteou a tomada de uma decisão, como foramimplementadas e quais os resultados obtidos.

REVISÃO DE LITERATURA

O que é automação ?

Pode-se definir automação como o uso de equipamentos mecânicos ou eletrônicos para controlar máquinas e/ou processos (automatização). Seus mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções para otimizá-lo. É a integração entre homem e máquina.

Com a automação,tarefas passíveis de erros, tais como: cálculo, digitação (preços, quantidades, valores, etc.), preenchimento de um cheque, podem ser realizadas com maior eficiência e segurança.

São alguns objetivos da automação:
▪ tornar o processo mais eficiente;
▪ reduzir o uso de mão-de-obra humana;
▪ realizar tarefas que o homem não consegue;
▪ maximizar a produtividade;
▪ diminuircustos;
▪ minimizar perda de matéria prima;
▪ reduzir o consumo de energia;
▪ reduzir a emissão de resíduos;
▪ reduzir o tempo de produção;
▪ aumentar as condições de segurança (humana, material, informações
inerentes ao processo, etc.);
▪ entre outros.

A automação pode ser dividida em alguns setores principais: industrial, comercial e predial.

AutomaçãoIndustrial

Setor da automação onde as técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos são aplicadas no controle e otimização de um determinado processo industrial, ou máquina.

Tem como objetivo otimizar a sua eficiência, aumentar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhorar as condições de segurança – material, humana, dasinformações referentes a esse processo –, ou ainda, reduzir a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É uma etapa acima da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinário para auxiliá-los em seus trabalhos.

Outra contribuição importante que a Automação Industrial pode trazer, é a integração do sistema de supervisão e controle com os sistemas administrativos. Estaconectividade permite o compartilhamento de dados importantes da operação dos processos, dessa forma, contribui para uma maior agilidade do processo decisório e maior confiabilidade dos dados que influem nas decisões dentro da empresa.

Automação Comercial

Nesse ramo da automação, técnicas específicas são aplicadas na otimização de processos comerciais. Em geral, são utilizados mais softwaresque hardwares. Por exemplo: PDV, sistemas controle de estoques, contas a pagar e receber, folha de pagamentos, identificação de mercadorias por códigos de barras ou por rádio frequência RFID, etc.

Esse processo minimiza possíveis perdas nas empresas, reduz custos e tempo de produção, aumenta a qualidade e a satisfação do cliente.

Pode também estar integrado a um programa de fidelidade, traçarperfis de clientes de acordo com seus hábitos de compra, etc.

Em outras palavras, automação comercial pode ser compreendida como o conjunto de métodos utilizados para automatizar processos comerciais: compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, consultas em bases de dados, etc.

Suas vantagens são: possibilidade de atingir taxas de eficiência mais altas; maior qualidade;...
tracking img