Projeto gado confinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Jeferson Carlos Rodrigues Pereira
Jefferson Monteiro Cardoso
Josiel da Silva Lima
Marlos Wesley Domingues da Silva
Ricardo Lima dos Santos

A utilização de ferramentas gerenciais para tomada de decisão a partir da determinação do custo de produção do gado decorte baseado no sistema de confinamento.

Redenção – PA

2011

Objetivo Geral

Determinar o custo de produção do gado de corte em um sistema de confinamento.

Objetivos específicos

• Analisar economicamente a atividade de produção do gado, demonstrando ferramentas gerenciais que auxiliam nas tomadas de decisões.

• Viabilidade da implantação do gado de corte confinado.1. INTRODUÇÃO

Em razão da nova ordem econômica, os negócios agropecuários revestem-se da mesma complexidade, importância e dinâmica dos demais setores da economia (indústria, comércio e serviços), exigindo do produtor rural uma nova visão da administração dos seus negócios. Assim, é notória a necessidade de abandonar a posição tradicional de sitiante / fazendeiro para assumir o papel deempresário rural, independente do tamanho de sua propriedade e no seu sistema de produção de gado de corte.
A necessidade de analisar economicamente a atividade e utilizar novas técnicas de manejo na produção do gado de corte é extremamente importante, pois, por meio destes, o produtor passa a utilizar de maneira inteligente e econômica, os fatores de produção do gado de corte (sistema deprodução, mão-de-obra, alimentação, sanidade, reprodução, imposto, despesas diversas, capital e outros). Dessa forma, localiza os pontos de estrangulamento, para depois concentrar esforços gerenciais e tecnológicos, para obter sucesso na sua atividade e atingir os seus objetivos de maximização de lucros ou minimização de custos.
Para atingir seus objetivos, as empresas necessitam adotar um modelode produção que possibilitem alcançar suas metas. (TUBINO, 2000). O sistema de confinamento do gado de corte é a criação de bovino onde lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais em áreas restritas, e onde os alimentos e águas são fornecidos em cocho. (QUADROS, 1998).
O objetivo deste mini-projeto é determinar o custo de produção do gado de corte em um sistema de produçãoconfinada.

2. COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO

Todas as despesas e gastos mensuráveis necessários para a produção do gado de corte devem ser considerados na determinação do custo de produção. A seguir, são selecionados os itens que compõem o custo de produção do gado de corte.

2.1. Mão-de-obra.

Devem ser considerados os gastos com mão-de-obra contratada, encargos sociais,assistência (agronômica, contábil, veterinária, zootécnica), consultorias ocasionais, mão-de-obra eventual, mão-de-obra familiar, além de outras.
No caso da mão-de-obra familiar que trabalha na atividade e não recebe um salário, deve-se computar um valor correspondente ao de um trabalhador que desenvolveria a mesma função.

2.2. Alimentação

Devem ser considerados os gastos com todos ostipos de alimentos (grãos, farelos, aditivos, capineiras, pastagens, fenos, silagens, núcleos, suplementos, minerais, etc.)

2.3. Sanidade

São exemplos de itens que se enquadram neste grupo de despesa: água oxigenada, agulhas para aplicação de medicamentos, álcool, anestésicos, antibióticos, antiinflamatórios, antimastíticos, antitérmico, antitóxicos, bernicidas, carrapaticidas, catgut, complexos vitamínicos e minerais, formol, hormônios, mata-bicheiras, vacinas, seringas, vermífugo e outros.

2.4. Reprodução

Devem ser considerados os gastos com sêmen e aplicador, bainhas, luvas, nitrogênio líquido e pipetas.

2.5. Impostos

Devem ser computados os impostos cujos valores independem da quantidade de carne produzida. Impostos como IPVA (Imposto de...
tracking img