Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP



COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tutora: Ana Patricia de Lelis Gomes Barbosa



CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KELLY CRISTINA FURIAN RA 3830705387
NEWTON KOITIRO NAKANO FILHO RA 3876738176
NANCI APARECIDA CARVALHO DE ANDRADE RA 3876728741
GRAZIELE RAMOS DA SILVARA 4351866249
LILIAN DA ROCHA PACHECO RA 4351864202



Campinas, 16 de abril de 2012.
INTRODUÇÃO


Em um mundo em que a economia e a cultura vivem cada vez mais globalizadas e em constante competição, onde as organizações vivem sob constantes ameaças, é necessário que essa operacionalização conte cada vez mais com colaboradorescapacitados e o mais importante, integrados com essa organização.
Para tanto usamos o estudo do Comportamento Organizacional dentro das organizações, em suas estruturas, seu funcionamento, identificando como resultado o comportamento do indivíduo no local de trabalho, sua interação dentro do grupo, no propósito de atingir as metas e conquistar os objetivos pretendidos pela empresa. No nívelindividual, procura-se identificar as expectativas, a motivação e as competências individuais que os colaboradores demonstram através de seu trabalho, já em grupo estuda a formação das equipes, os papeis cumpridos e as interações em suas comunicações, além da influência do líder neste contexto.
Neste ínterim busca-se como resultado uma nova forma de administrar e de gerir as organizações, quealém da ética e da preocupação social, busca a eficiência e a eficácia nas organizações, com propostas e missões claras e concisas, e o mais importante, tendo todos os seus colaboradores envolvidos.
A eficiência é definida e concretizada nas organizações pelas pessoas que procuram realizar o máximo de si em prol da missão proposta pela empresa. Para isto se utiliza de todos os meiosexistentes e possíveis, para resultar na eficácia da organização, que é a realização do objetivo, agregando resultados positivos.






CAPÍTULO 1

O Comportamento Organizacional é definido basicamente pelo estudo e análise do comportamento humano, suas ações e atitudes, individualmente ou em grupo, no ambiente de trabalho com a finalidade de promover aprodutividade, reduzir faltas injustificadas, e a rotatividade de funcionários em determinadas funções, alcançando assim, seu objetivo.
As organizações exercem um importante papel na vida do ser humano porque modelam comportamentos, influenciam as necessidades e motivos individuais ou do grupo, incentivam a produtividade, resultando em respostas rápidas e estratégias administrativas eficientes.Tem como propósito a explicação, que identifica causas que resultam em determinados fatos ou acontecimentos; a previsão que se refere a eventos futuros estabelecendo metas de resultados a serem alcançados através de uma ação específica e o controle, utilizando resultados anteriores para melhorar as estratégias futuras e assim monitorando o comportamento humano.
O estudo do ComportamentoOrganizacional tem como características observar pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais, sendo uma ciência aplicada, onde é envolvida a psicologia, a sociologia e a administração entre outros, combinando conhecimento aplicado e a facilidade no aprendizado natural.
Abordando este conceito, podemos encontrar vários autores que contextualizam o assunto, entre eles podemoscitar Howard Gardner, e sua teoria das inteligências múltiplas, onde “as pessoas não são iguais”. O autor apresenta a eficácia de um processo educacional que levasse em consideração as diferenças e o potencial biopsicológico de cada indivíduo, onde dessa forma, a inteligência deixa de ser vista como um número que pode ser quantificado através de testes e passa a ser vista como inteligências...
tracking img