Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Desafio
Etapa 1
Passo 1 - Ok

Passo 2 - Conceito de CO. Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Fonte: PLT Comportamento Organizacional – Geraldo R.Caravantes, Cláudia B. Caravantes, Mônica C. Kloeckner (págs. 26 a 33)

Passo 3 –
Fonte: Psicopatologia do Comportamento Organizacional, Organizações Desorganizadas, mas Produtivas.
Autores: Cecília Whitaker Bergamini e Rafael Tassinari
Acreditam que assim como as pessoas tem sua personalidade, as empresas também são únicas e possuem uma singularidade e que as pessoas consideradas “anormais”podem trabalhar como as pessoas denominadas como “comuns”.

Fonte: Comportamento Humano no Trabalho, Uma Abordagem Organizacional.
Autores: Keith Davis e John W. Newstrom
A obra fornece reflexões sobre pessoas no trabalho e em todos os tipos de organizações e sugere como proceder para fazer com que elas se motivem para trabalhar juntas de forma mais produtiva. Propõem o desenvolvimento deambientes de trabalho que sejam tão bons para as pessoas quanto para a saúde econômica da organização. Abrangem como fundamentos do comportamento organizacional a comunicação descendente, a comunicação ascendente e outras formas de comunicação. Colocam o desenvolvimento organizacional como uma estratégia de intervenção que usa processos grupais para focalizar toda a cultura de uma organização,visando provocar mudanças planejadas. Apresentam como exemplos de benefícios de Desenvolvimento Organizacional a mudança em toda organização, maior motivação, produtividade aumentada, melhor qualidade de trabalho, maior satisfação no trabalho, entre outras. Como limitações do DO, apresentam as grandes exigências de tempo, gastos substanciais, retorno demorado, possível fracasso, possível invasão deprivacidade, etc. Para finalizar, dizem que “ a administração, as relações de trabalho e os pesquisadores do comportamento organizacional merecem reconhecidos créditos pelos progressos no campo do comportamento organizacional neste século, mas ainda existem numerosas oportunidades para aperfeiçoamento.”

Passo 4 -
Sistema Aberto (orgânico)
É formada pela interação com o ambiente. De acordo comas mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações sãodependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. A teoria do sistema aberto também consiste em demonstrar o papel de um funcionário dentro de uma organização, expressando o conceito de “Homem Funcional”, estabelecendo relações com outros indivíduos.
Sistema Fechado (mecânico)
Não recebe nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam. Nãorecebe nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com pouquíssimo intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. O termo também é utilizado para os sistemas completamente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de umamaneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos, pois são como as máquinas.
Comparativos entre Sistemas Abertos e Fechados |
Sistema Aberto | Sistema Fechado |
Troca matéria e energia com o ambiente | Não faz trocas com o ambiente |
Definido pela forma | Definido pelo conteúdo |
Seres vivos, sociedades, empresas | Objetos físicos |...
tracking img