Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em poucas palavras o que é comportamento organizacional:
É um campo que estuda o impacto que individuos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionarproblemas e buscar soluções para as empresas.
É uma ferramenta humana em prol do homem.
(C.O) Visa em uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivassistema fechado

O enfoque sistêmico se preocupa com as entradas e as saídas e não unicamente as sub-atividades no interior do sistema. Portanto ao analisar a empresa como um sistema não buscamos aeficiência de cada uma de suas atividades mas a eficiência do sistema como um todo. Ackoff (1999 b) é provocador ao afirmar: "Quando cada parte, considerada separadamente, obtém a melhor performancepossível, o sistema como um todo pode não apresentar um desempenho tão bom".

Bertalanffy fez outra contribuição importante ao distinguir o sistema fechado do aberto (Kast, 1970). O sistema fechado nãorecebe influência do meio em que esta inserido. A análise ambiental surgiu da compreensão que as organizações humanas são sistemas abertos e recebem influência do ambiente onde estão inseridos. Oesquema de uma organização como um sistema aberto pode ser representado como descrito na figura 2:



sistema aberto

A introdução do ambiente traz o conceito de eficácia que "se refere ao êxito dosistema como um todo, tanto internamente como no seu relacionamento externo. Por exemplo, de nada adianta uma organização prestar um serviço eficientemente, se esse serviço não é relevante para acomunidade" (Marcovitch, 1977).

Selznick em 1948 passou tratar a organização como um sistema aberto afirmando que ela era um "organismo" ajustável que reage as influências do ambiente (Kast, 1970). Aevolução deste conceito deu origem à ecologia de empresas (EE) que trata a inserção do "organismo empresa" em seu ambiente.

O enfoque sistêmico se preocupa com as entradas e as saídas e não...
tracking img