Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

LUIS ROBERTO FRANÇA SANTANA

DO TAYLORISMO/FORDISMO A ACUMULAÇÃO FLEXIVEL TOYOTISTASalvador, 2011

LUIS ROBERTO FRANÇA SANTANA

DO TAYLORISMO/FORDISMO A ACUMULAÇÃO FLEXIVEL TOYOTISTA

Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral daAdministração II do Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências, como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob orientação da Prof° Dorismar Caribé de Castro.

Salvador, 2011INTRODUÇÃO

Na era Fordista o regime de trabalho se caracterizou pela exploração do trabalhador nas industrias. O trabalhador era submetido a varias horas de trabalho, movimentos repetitivos,eram mal pagos pelas horas trabalhadas.
Depois da era Fordista nasce um novo modelo com o objetivo de superar as falhas existentes no Taylorismo e no Fordismo. Esse modelo chamado de Toyotismo preza avalorização do trabalho em equipe, na valorização da qualidade e no trabalho e na qualificação do trabalhador entre outros.

Surgimento do Fordismo/Taylorismo na industria automobilística.

Asindustrias automobilística foi o marco inicial do Fordismo. A introdução de maquinas informatizadas deu mais agilidades ao processo de produção. Com isso Ford aplicou métodos do Taylorismo para atender umpotencial consumo de massas, que era a primeira característica do Fordismo a produção em massa. Nesse momento os custos de produção e o preços de vendas dos veículos poderiam reduzir. No entanto aprodução em massa resultaria em um grande numero de operários e achatamento dos salários.
A segunda característica do Fordismo foi a racionalização da produção que era a divisão de tarefas aonde ooperário não fazia todo o processo de produção mais sim uma parte constituído por números ilimitados de gestos repetitivos durante sua jornada de trabalho.
Já a terceira característica do Fordismo era...
tracking img