Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAYLORISMO (Administração Científica) Aspectos conceituais e uma análise crítica
Marco Bräutigam Florianópolis, Dezembro de 2003.
TAYLORISMO (Administração Científica) - Aspectos conceituais e uma análise crítica Página 2 de18
Índice
1. INTRODUÇÃO E A VIDA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR 3
2. TAYLORISMO 4
2.1. EXEMPLOS E IDÉIAS BÁSICAS DO TAYLORISMO 4 2.2. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 6 2.2.1.MÉTODO CIENTÍFICO 6 2.2.2. ENSINAR E SELECIONAR O OPERÁRIO CIENTIFICAMENTE 6 2.2.3. CONTROLE E COLABORAÇÃO 7 2.2.4. DIVISÃO EQÜITATIVA DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE 8 2.2.5. EFEITOS DOS QUATRO PRINCÍPIOS 8 2.3. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO 9
3. ANÁLISE CRÍTICA 16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17 5. LITERATURA 18
TAYLORISMO (Administração Científica) - Aspectos conceituais e uma análisecrítica Página 3 de18
1. Introdução e a vida de Frederick Winslow Taylor
Entre o final do século XIX e o século X, um engenheiro americano chamado Frederick Winslow Taylor desenvolveu a "organização científica do trabalho". Durante sua vida Taylor dedicou-se ao estudo de metodização o modernização dos processos na indústria e o seu objetivo era elevar ao máximo a produtividade das fábricas. A máximaque talvez melhor descreva o Taylorismo é: Tempo é dinheiro. Durante sua vida Taylor se perguntou sempre: “Qual é a melhor forma para fazer este trabalho?” e “Qual deverá o trabalho de um dia?” Os métodos do Taylor provocaram mudanças significativas nos processos industriais e contribuíram de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século X. Os resultados do Taylor não foram acidentais,mas conseqüências de um estudo sistemático do trabalho e dos problemas que surgem no dia-a-dia do trabalho. Com os trabalhos do Taylor a produção econômica recebeu uma base nova.
Taylor é, entre Henri Fayol e Henry Ford, um dos pioneiros da organização. Ele é também chamado “o pai da administração científica do trabalho”.
Frederick Winslow Taylor nasceu no dia 20.03.1856 em Germatown,Pensilvânia, Estados Unidos. A família de Taylor pertencia à classe média e depois abandonado os seus estudos de lei na Harvard-University, Taylor começou trabalhar numa oficina mecânica com 18 anos. Em 1978 Taylor conseguiu entrar nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company, onde ele fez os primeiros estudos de tempos, aperfeiçoando um sistema de cronometragem. Durante seu tempo naMidvale Steel Company Taylor estudava a noite e em 1885 ele se formou como engenheiro mecânico. Em 1895, apresentou à "American Society of Mechanical Engineers" um estudo experimental denominado “Notas Sobre as Correias”. Pouco depois publicava outro trabalho, “Um Sistema de Gratificação por Peça”, um sistema de administração e de remuneração dos operários. No ano 1896 Taylor entrou na Bethlehem SteelWorks e em 1903 foi lançado o seu primeiro livro: Shop Management (“Administração de Oficinas”). Em 1906 Taylor foi eleito presidente da “American Association of Mechanical Engineers” e publicou “The art of cutting metals”. 8 anos depois o seu primeiro livro, em 1911 Taylor publicou sei segundo livro: Principles of Scientific Management (“Princípios de Administração científica”), Poucos anosdepois o seu lançamento, a obra adquiriu fama mundial, e já se encontrava traduzida em diversas línguas.
Taylor morreu no dia 21.03.1915 com 59 anos em Filadélfia, Estados Unidos, mas a teoria dele, ou seja, o taylorismo vive até hoje.
TAYLORISMO (Administração Científica) - Aspectos conceituais e uma análise crítica Página 4 de18
2. Taylorismo 2.1. Exemplos e idéias básicas do Taylorismo
Umdos mais famosos e conhecidos experimentos de Taylor é sobre o uso da pá, que está contido no seguinte: Logo depois da entrada de Taylor na Bethlehem Steel Works, ele viu cerca 500 trabalhadores, que gastavam a maior parte do seu tempo a movimentar diferentes materiais com pás. Taylor fez estudos de tempo para determinar qual a carga por pá que permitiria a um bom operador mover a quantidade...
tracking img