Modelo de vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão organizacional e educação corporativa - UVB
Faculdade On-line UVB
1
Aula 01 - Introdução à Gestão Organizacional e Educação Corporativa
Objetivos da aula:
Nesta aula o principal objetivo será conceituar itens que irão embasar o conteúdo das aulas seguintes.
Serão conceituados itens como gestão organizacional, gestão de pessoas e as teorias administrativas.
Introdução
Administraçãoou Gestão?
De fato qual a diferença destas duas palavras?
Segundo (Ferreira et al, 2002), ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare, sendo que gerere significa dirigir, conduzir ou governar. Administrare tem aplicação específica no sentido de gerir um bem, defendendo os interesses dos que o possuem. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir.
O século XX temsido palco de grandes realizações em todos os campos do saber, e por conseqüência a administração não é uma exceção.
Mas administrar é uma ciência ou arte?
Costuma-se considerar que um campo de estudos é uma ciência quando possui um corpo teórico próprio, articulado de forma a indicar a seus seguidores como se portar em casos específicos, prevendo os resultados desse comportamento. Já a arte éconsiderada
Gestão organizacional e educação corporativa - UVB
Faculdade On-line UVB 2
uma habilidade, o desenvolvimento de atitudes ainda baseadas essencialmente na intuição, no risco de serem tomadas sem que seus resultados sejam previsíveis. Arte é a competência para conseguir um resultado concreto desejado.
Gestão Organizacional
Segundo (Gramigna, 2002), no final da década de 70 e início de80, os programas de desenvolvimento organizacional ancorados no planejamento estratégico, foram amplamente adotados no Brasil.
O grande ganho para as pessoas, neste modelo, foi a possibilidade de participação em decisões dentro das organizações. A revisão da estratégia empresarial levou dirigentes e equipes a um trabalho compartilhado para estabelecer a missão organizacional, definir o negócio,divulgar a visão empresarial, discutir valores e crenças percebidas, elaborar planos setoriais, estabelecer objetivos e metas, sendo que a administração por objetivos torna-se o alvo das organizações na busca de resultados.
Segundo (Peter Drucker apud Ferreira, et al, 2002, p. 109), gestão organizacional significa, entre outras coisas, permitir que um indivíduo de excelente atuação empresarialrealize livremente seu trabalho, sendo que a gerência da organização deve exercer sua autoridade para garantir a coordenação das atividades, de forma a alcançar bons resultados econômicos.
De uma forma geral, pode-se caracterizar a gestão organizacional como uma filosofia da gestão por objetivos, como uma tentativa de moldar o cenário, minimizando a distância entre o que é possível e o que édesejável.
Embora nenhum homem possa realmente dominar seu ambiente, sendo prisioneiro das possibilidades, a tarefa específica da administração é transformar o desejável no possível e o possível no efetivo.
Gestão organizacional e educação corporativa - UVB
Faculdade On-line UVB 3
O desenvolvimento organizacional é um modelo dos mais significativos e fez com que dirigentes repensassem suas empresas,dando um salto qualitativo na maneira de gerenciar pessoas e, principalmente, os processos das organizações.
Gestão de Pessoas
Basicamente a gestão de pessoas consiste na maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, e para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. Atravésdesses mecanismos, implementam diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham.
No mundo dos negócios, a importância do comportamento humano está assumindo cada vez mais espaço, fazendo com que sua gestão ganhe espaço cada vez maior dentro da teoria organizacional.
Segundo (Fischer, 2002), quanto maiores forem as opções de aquisição de...
tracking img