Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto autoral
O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. Ele estuda trêsdeterminantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre ocomportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Existe cada vez mais uma concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos docomportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento epoder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho eestresse no trabalho.
As organizações bem-sucedidas de hoje precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança, ou estarão fadadas à extinção. A vitória ficara para aquelas que mantiverem suaflexibilidade, continuamente melhorarem sua qualidade e vencerem concorrentes no mercado com um fluxo constante de produtos e serviços inovadores.Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsorada inovação e da mudança, ou podem ser uma barreira para isso. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade dos funcionários e sua tolerância à mudança. O estudo do comportamentoorganizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar no alcance desse objetivo.
O comportamento organizacional mostra as diferenças e os ajuda a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra edas práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Ele pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu...
tracking img