Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho fala sobre o Comportamento Organizacional, uma ciência que se usada com sabedoria, fará com que uma determinada organização trabalhe eficientemente e obtenha resultados eficazes.
Para isto, temos que conhecer as estruturas e as pessoas que formam essa organização, pois através deste conhecimento, podemos fazer o mapeamento das prioridades organizacionais.
Hoje emdia é necessário compreendermos o comportamento de uma determinada organização, pois através dessa compreensão, saberemos se haverá sucesso em atingir seus objetivos ou não.
É necessário conhecermos, por exemplo, o estado de satisfação e entusiasmo dentro do grupo, quais as qualidades e dificuldades e isto é feito através de observação e diálogo, sem esquecer o que a organização tem a oferecerpara determinada pessoa.

Capitulo 1 – Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional (CO) é uma área da ciência que analisa o comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, com objetivo de promover melhorias, facilitando o convívio profissional com outras pessoas, e tem como principais metas explicar, prever, e controlar o comportamento.
Em ANO, PeterDrucke expos suas ideias de maneira mais profissional, voltado para o lado administrativo que age de acordo com a razão das situações, ele afirma que uma organização se forma a partir dos lideres que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas políticas, missão, visão, valores, e princípios organizacionais, pois é o homem que com seu potencial, fazcom que as empresas desenvolvam seus planejamentos e consigam atingir seus objetivos.
Soto (ANO), já tem um pensamento diretamente relacionado às emoções, na forma como as pessoas se comportam no cotidiano organizacional, ele resume que CO não esta ligado somente na razão mas sim a um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.
JáChiavenato (1999), coloca que a organização é mais do que estudar somente o comportamento humano de um grupo de pessoas mas enfatiza que o grupo só consegue alcançar seus objetivos trabalhando juntos e não individualmente.
Podemos observar que os autores divergem seus pontos de vista em determinadas situações, alguns preferem agir com a razão pois dizem que tudo é movido por uma boa liderança, enquantoos que trabalham com as emoções preferem trabalhar próximo aos indivíduos que fazem parte da organização tendo em consideração que cada individuo tem uma forma de agir e pensar, e reagem de formas distintas as pressões dentro de uma liderança.
O CO é dividido em duas formas de liderança, o sistema aberto e o sistema fechado. Podemos definir o sistema aberto como uma organização, pois foi criadapelo homem e tem interação com o ambiente. Ex.: fornecedores, clientes, concorrentes, etc. esta por sua vez recebe influencias externas para ser caracterizada como um sistema aberto e apresenta os seguintes aspectos:
- conflito entre a dinâmica do ambiente com a estática da organização;
- garantia de absorção de seus produtos pelo mercado;
- acompanhar as informações para manter o padrãoestabelecido pela organização;
Já o sistema fechado apresenta aspectos diferentes, tais como:
- foco em regras internas e não em programas;
- é insensível a mudanças e adaptações do ambiente;
- segue os princípios de seus lideres.

Capitulo 2 – Conceitos de Inovação

A inovação não pode ser definida apenas como “algo novo”. Para qualquer empresa, este termo se torna muito mais complexo, já queo “novo” é o que todas as organizações buscam a todo momento. Inovar é fazer diferente, é surpreender o consumidor final do seu produto ou serviço de maneira inesperada, do jeito que o mercado espera e exige, sem perder o foco das atividades. Ou seja, inovar é se destacar diante de um mercado tão exigente e cheio de concorrências.
Sendo assim, os efeitos da inovação para as organizações é o...
tracking img