Discurso politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Discurso Político
Atividade da Disciplina de Ciência Política
Aluno: Tiago da Silva Pessoa

* O Resumo do Discurso Político apresentado será doEx-Presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 24/08/2010, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Um dos principais propósitos daqueles que se utilizam do discursopolítico é a exaltação e a identificação da figura popular em seus diversos âmbitos. O, até então, presidente do Brasil, Lula, soube usar esses artifício com maestria; elemanifesta estar ao lado do povo, e ter sofrido problemas decorrentes da desigualdade social, partindo desses pressupostos cria-se um laço consistente de confiança entre opolítico, nesse caso a figura do então presidente Lula, e as camadas populares da sociedade.
A carência da linguagem formal, alcançando também os diversos erros na línguaportuguesa, na figura do presidente pode figurar-se como um instrumento de identificação popular. Lula também em seu discurso, exalta a cultura do povo brasileiro emdetrimento das demais exteriores, talvez seja uma menção de governos anteriores que se espelhavam em governos estrangeiros. No que tange ao que foi dito anteriormente, há umacaracterização, no discurso do Lula, da "nacionalização" da política brasileira - nacionalização, pois, Lula trouxe, ou ao menos tentou elevar, a política brasileira nosmoldes populares.
Lula finda seu discurso fazendo uma crítica ao sistema de ensino do país, segundo ele , há uma valorização desse sistema a elite no que cabe ao ramopolítico; e logo exalta a figura da mulher, propagandeando a candidatura de Dilma Rousseff, deixando claro que figuras ignoradas da política agora tem o seu devido espaço.
tracking img