Caderno de atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 01
Questão 01
Está altamente favorável, visto que a estabilidade econômica é fato, apesar de estar sujeita, em muitos aspectos, às alterações no cenário internacional. Mas empreender, no Brasil de hoje, está mais do que nunca, favorecido por essa estabilidade que está gerando um crescimento econômico, e por consequência, alavancou o aumento da população na chamada classe “c”, onde está oprincipal consumidor dos produtos e serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas, fortalecendo assim, o mercado interno.
Questão 02
Partindo do princípio que, empreender é também inovar, fazer algo novo, com êxito. Isso acirra a competição entre concorrentes. Significando ainda que, esse(s) concorrente(s) terão que melhorar seus produtos ou serviços, tendo em vista que poderão perderclientes, diminuindo a participação no mercado. Então, quanto mais surgirem empreendedores com ideias inovadoras e de sucesso, mais o país estará qualificando o restante das demais empresas afins, uma vez que só se é concorrente aquele que oferece o mesmo produto/serviço ou participa do mesmo nicho de mercado, com a mesma ou superior qualidade ou um diferencial. Sendo assim, uma maior qualidade deveráser buscada pelos empreendedores concorrentes o gera um movimento na economia, mesmo que seja informal. Porque muitas vezes, a informalidade é o primeiro passo para a formalidade.
Questão 03
Historicamente, ainda predomina o desejo de estabilidade financeira. O empreendedorismo de necessidade, ou seja, o indivíduo se aventura numa expectativa de ser seu próprio patrão, não por chegar a conclusãode que isso é realmente o que ele quer como trabalho, mas por falta de outras alternativas de emprego mais estáveis. Então, o empreendedor por oportunidade, que enxerga uma chance de negócio que vá gerar lucro, riquezas, baseado num planejamento prévio de objetivos e metas a alcançar, está em número menor, porém em ritmo de crescimento. E ainda devemos considerar que as empresas baseadas naoportunidade e não na necessidade tem vida mais longa, uma vez que a mortalidade das recém-criadas empresas por necessidade é alta, devido ao despreparado dos donos.

Obs. No PLT página 28, a informação é de que o empreendedor por necessidade ainda está em maior número que o por oportunidade, diferentemente do que é dito pela professora na vídeo aula, lá pelos seus 45/ 46 minutos, em que ela afirmaque hoje o número de empreendedores por oportunidade está em maioria.
Questão 04
Sim. Cai o mito de que o empreendedor nasce com a característica de inovar e criar. Aprender a pensar como um indivíduo empreendedor passa pelo curso de graduação em Administração, com foco no empreendedorismo aplicado de várias formas: abertura de micro e pequenas empresas, criação de novos produtos/serviços,planejamento de uma carreira, e outras. A criação de encubadoras dentro de universidades, levando o aluno da teoria à prática, uma vez que essas estruturas universitárias são contratadas por futuros empresários para a prestar consultorias antes de concretizar o sonho de “ter o próprio negócio”. E ainda, o direcionamento de organismos sociais privados e do Estado para capacitar profissionais para ummercado mais competitivo, a exemplo, a SOFTEX e o SEBRAE. A primeira incentiva o ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior, bem como ao empresário de informática a participar do mercado externo, proporcionando então capacitação em gestão e tecnologia, necessários ao ambiente externo, muito competitivo, mas, que hoje, o Brasil já desponta como referencial. O segundo, que hoje já ébastante conhecido no país por incentivar o micro e pequeno empresário, levando informação em todos os níveis que o negócio necessita ( administrativo, contábil, financeiro, recursos humanos, etc). E ainda, pode-se destacar a criação de cursos e programas nas universidades voltados ao ensino do empreendedorismo, inclusive com cursos de MBA (Master of Business Administration). Esses incentivos...
tracking img