Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como gerir o comportamento profissional dentro da empresa
Diferenças de temperamento e comportamento entre os colaboradores podem tanto enriquecer como prejudicar a empresa; a boa notícia é que issopode ser trabalhado

Toda empresa tem colaboradores com comportamentos distintos: o expansivo e brincalhão, que costuma ganhar a simpatia de todos; o mais acomodado, sempre levando as pioresbroncas; o líder natural, focado em resultados e objetivos; o calado e introspectivo, às vezes surpreendente na execução de determinadas tarefas. Enfim, inúmeros tipos de personalidades que, quandocombinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento ou arruiná-lo.
 
Na opinião do escritor, economista e terapeuta comportamental, Jamil Albuquerque, a maneira como a'combinação' de temperamentos dos funcionários influi nos resultados da empresa e no clima organizacional é, pelo menos em parte, do chefe. "Cada gestor tem que saber como estimular as virtudes eminimizar os vícios comportamentais dos seus colaboradores. Quem está comandando precisa desenvolver a arte de lidar com pessoas difíceis; as melhores atitudes são acolher, corrigir e apoiar", afirma. Osprofissionais, por outro lado, devem atentar para a moderação dentro do ambiente de trabalho, sob pena de prejudicar a própria carreira.
 
Jamil explica que os excessos decorrentes dos vícios podemresultar em atitudes consideradas 'gravíssimas'. "A falta do senso de equipe, preconceitos, não saber se comunicar, não se enquadrar nas normas da empresa, pessimismo, o excesso de reclamações; tudoisso traz implicações negativas, tanto para a empresa quanto para o profissional", diz.
 

Ilustração: Felipe Spencer

Virtudes
 
Para superar as falhas comportamentais, as virtudes podem e devemser trabalhadas tanto pelos gestores quanto pelos próprios profissionais. Jamil acredita que entre as qualidades e habilidades procuradas no temperamento profissional estão a visão, inspiração,...
tracking img