Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trocando em miúdos: o EMPREENDEDOR é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois identifica as oportunidades, tem tino financeiro, transformam em realidade as idéias. E o GESTOR, além deadministrar e manter a organização incentiva e apóia sua equipe, avalia e corrige, quando necessário.


Mesmo sendo profissionais diferentes, o administrador é constantemente confundido com oempreendedor e vice-versa, por isso o motivo deste artigo, para tentar solucionar de vez essa "confusão". Após realizada uma pesquisa, conclui que:

Segundo Stewart (apud DORNELAS, 2001), o administrador ésemelhante ao empreendedor, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que "todoempreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor."

Henry Fayol (1841-1925) foi o criador/divulgador dos quatros princípiosda arte de administrar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.

Sendo assim, podemos dizer que o administrador é orientado para o planejamento e controle, é mais centrado em comomelhorar os processos, as análises e a qualidade da empresa.
Já o empreendedor é visionário, diferenciado, apaixonado pelo que faz, possuindo uma motivação singular, não quer ser mais um na multidão, aocontrário, quer ser reconhecido e admirado. É por meio de uma idéia que o empreendedor inova. 


administrador X empreendedor

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está maisrelacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que temcoragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vistos antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor...
tracking img