Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 1: O que é comportamento organizacional?. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall

Robbins inicia seu livro - Comportamento Organizacional - fazendo o questionamento sobre o que seria o comportamento organizacional propriamente dito frisando, ao longo do capítulo, suas principais características, funções, e diferenciando o “bom”comportamento dentro de uma organização, que faria do executivo bem sucedido, do “médio” comportamento, podendo fazer do executivo somente eficaz.
No início do capítulo 1, Robbins faz questão de destacar a importância das habilidades interpessoais no ambiente de trabalho, além das habilidades técnicas. Até cerca dos anos 80, as escolas da administração não enfatizavam a importância de tal habilidade,ainda que, na prática, esta já tenha sido compreendida e praticada há muito tempo. Ele faz uso de uma citação do diretor da escola de administração do MIT: “Os estudantes de MBA podem se garantir com suas qualidades técnicas nos dois primeiros anos depois da conclusão do curso. Logo, entretanto, as habilidades de liderança e de comunicação se tornam decisivas para apontar quais as carreirasefetivamente vão decolar”. A ideia de se formar um executivo com desenvolvidas habilidades interpessoais baseia-se no ponto em que identificamos a organização como necessitada de funcionários com alto nível de desempenho, pois independente das condições do mercado de trabalho, a organização esta sempre a procura de funcionários que se destacam.
Determinar o papel e funções de um executivo éessencial para que se tenha um parâmetro na hora de medir o quão líder e tomador de decisões este pode ser dentro uma organização. O executivo deve exercer essencialmente 4 funções: planejam, organizam, lideram e controlam; um estudante do MIT realizou um estudo que concluiu que, além das 4 funções, o executivo precisa desempenhar mais 10 papéis, sendo eles: monitor, disseminador, porta-voz,empreendedor , figura de proa, líder, ligação, gerenciador de turbulências, alocador de recursos e, por fim, negociador. Os papéis foram divididos em 3 categorias e caracterizados dentro delas. Figura de proa, líder e ligação estão na categoria Interpessoal; monitor, disseminador e porta-voz fazem parte do grupo da Informação enquanto empreendedor, gerenciador de turbulências, alocador de recursos enegociador fazem parte da categoria de Decisões.
Outra forma de considerar o que fazem os executivos é analisando as habilidades e competências que são necessárias para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. Robert Katz identifica três competências: técnicas, conceituais e humanas, sendo habilidade técnica aquela que identifica a capacidade de aplicação do conhecimento em situaçõesespecíficas; a habilidade humana a capacidade de trabalhar com pessoas, adaptando-se às individualidades de cada uma; e por fim a habilidade conceitual, que engloba a capacidade mental do executivo de analisar situações complexas.
Ao longo do capítulo, Robbins faz a distinção entre atividades eficazes e atividades bem-sucedidas. Uma pesquisa foi realizada para que se pudesse compreender qual tipode executivo é promovido mais rapidamente, o que executa o melhor trabalho, ou o que da mais ênfase nas habilidades interpessoais? Mais de 450 executivos foram estudados com base na ênfase que cada um dava dentre as 4 atividades que todos estavam envolvidos. Foram analisadas suas habilidades em gerenciamento tradicional, comunicação, gestão de recursos humanos e interconexão. Foi contatado queo executivo “médio” dá maior ênfase às atividades de gerenciamento tradicional, e a menor parte de sua dedicação ficou para as atividades de interconexão. De acordo com a pesquisa, o executivo eficaz e o executivo bem-sucedido apresentaram resultados bem diferentes. Entre os executivos bem-sucedidos as atividades de interconexão eram as que mais contribuíam para o sucesso, enquanto a atividade...
tracking img