Comportamento grupos e equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento de grupos e equipes de trabalho nas organizações.
Podemos dizer, de uma maneira geral, que hoje temos consciência da importância do comportamento de grupos e equipes de trabalho nasorganizações. Porém, para se ter um domínio sobre este assunto repleto de complexidades e variáveis e ter a sapiência para tomar as atitudes cabíveis para manter de forma satisfatória este comportamentodos grupos e equipes de trabalho nas organizações, foi necessário grande aprofundamento e estudo. Abordaremos assim, de forma simples e leve, os principais conceitos destes estudos, no intuito deesclarecer um pouco este tema.
A psicologia organizacional sempre teve enorme interesse no comportamento dos indivíduos na organização e como isso alterava a sua produção. Por todo o mundo vemosdiversos fatores recorrentes em ambientes de trabalho como alta rotatividade, baixo desempenho, ausências, agressões, sabotagens e roubos, todos correlacionados. Justifica-se assim a necessidade de umaanálise mais profunda, a fim de se encontrar as fontes destes problemas. O desempenho do indivíduo resulta da interação entre a sua motivação e sua habilidade, tendo como influências mais fortes os fatoresfísicos e ambientais. As limitações das organizações causam interferência no desempenho, contribuindo para a insatisfação dos funcionários e conseqüentemente maior rotatividade.
Partindo da análisedo comportamento individual para o âmbito de grupos e equipes, vemos a dificuldade que uma organização tem para conseguir um bom desempenho de todos. Os grupos de trabalho surgem a partir da interaçãode indivíduos que têm objetivos em comum. A equipe é um tipo de grupo de trabalho, mas difere-se por as tarefas dos seus membros dependerem umas das outras, sendo assim inter-relacionadas ecoordenadas, geralmente com tarefas diferentes em busca do alcance de um objetivo comum. Dentro dos grupos de trabalhos existem quatro conceitos relacionados: Papéis, que diferem o posicionamento e funções...
tracking img