Estudo dirigido de desenvolvimento vegetal auxina e citocinina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO DE DESENVOLVIMENTO VEGETAL

AUXINA

1 – Quais os tipos de conjugação podem ser feitos com a auxina? A maioria são conjugadas.Essas conjugações são conhecidas:AIA-glicose,AIA-inositol e AIA-aspartato. Reversíveis por enzimas hidrolíticas,ativas em culturas de tecido ou em bioensaios,alguns facilitam crescimento aéreo e não radicular e vice-versa,conseqüência da atividade,especificidade e localização das enzimas hidrolíticas.


2– Em que local ocorre a biossíntese da auxina? Meristema apical caulinar, folhas jovens, frutos em desenvolvimento, sementes.Rotas não são totalmente definidas:Dependente de triptofano: quando há maior requerimento por AIA e Vias independentes de triptofano: germinação e embriogênese

3 – Explique a degradação da auxina? Luz – presença depigmentos com riboflavinas,ácidos,radiação UV e Ionizantes (α, β, gamas,x...).

4 – Como é feito o transporte da auxina? Transporte polar das auxinas, unidirecional, do ápice para base,processo passivo, dependente de gradiente eletroquímico favorável,AIA-H : pH 5,0 forma lipossolúvel, transporte mediado por transportadores na região basal da célula,AIA- : pH 7,0, acúmulo intracelular, saídafavorável pelo potencial de membrana. Entrada de AIA na célula,transportadores em diferentes locais da membrana,difusão passiva de AIAH,simporte de AIAH,saída de AIA,transportadores na região basal da célula,proteínas PIN (pin-shaped inflorescences).

5- Em quais processo a auxina está envolvida? Explique-os.Divisão,Expansão/ Alongamento,Crescimento,Diferenciação celular,Formação de ganchoapical,Desenvolvimento radicular,Desenvolvimento floral e de frutas E Abscisão foliar.
• Divisão-Depende da presença e percepção de vários fatores:Hormonal,Nutricional,Luz,Temperatura,Água. Fases do ciclo de divisão celular:Replicação do DNA – Fase S,Separação cromossômica – Mitose ou Fase M. Auxinas e Citocininas – proliferação da grande maioria de tipos de célula em tecidos como os de folhas, raiz oucaule.Cultura in vitro:Concentrações apropriadas e massas celulares – calos, gemas ou raízes.
• Expansão/Alongamento celular- Expandir – aumentar o volume em duas ou três dimensões.Alongar – tipo de expansão que ocorre exclusivamente em uma direção.Aumento de volume se dá pela entrada de água. Alguns fatores que influenciam:Intrínsecos – fatores internos como tipo de célula, idade da célula,presença de hormônios.Extrínsecos – fatores externos como disponibilidade de água, luz, temperatura, gravidade.Importante no processo morfogenético nos vegetais.
• Crescimento-Aumento na absorção de solutos osmóticos – ocorre a osmorregulação para compensar a diluição do conteúdo vacuolar causado pela entrada de água.A atividade de enzimas relacionadas com a biossíntese de polissacarídeos deparede.Indução da síntese de hormônios também relacionados com alongamento – ácido giberélico (AG1).
• Diferenciação celular-Controle da diferenciação celular
• Formação do gancho apical-Inibição do crescimento da gema axilar pela apical é conhecido como dominância apical ou inibição correlativa ou paradormência.
Espécies arbóreas – dominância ocorre de forma individual para cadaramo
Espécies coníferas – a dominância é do ramo central, sendo substituído pelo ramo mais próximo do ramo central.Crescimento diferenciado do lado interno, que apresenta crescimento inibido, e do lado externo, que cresce mais rapidamente.
• Desenvolvimento radicular- Formação de raízes laterais,formação de raízes adventícias,propagação vegetativa - produção de mudas,estaquia.
•Desenvolvimento de flor e fruto- Auxinas – síntese de etileno,baixas concentrações de auxinas – formação de flores - ????? – o processo que ocorrem no meristema caulinar durante a transição para o estágio reprodutivo.De modo geral, a auxina, induz a produção de flores femininas. Grãos de pólen são fontes de auxina e giberelina.Partenocarpia – formação de frutos na ausência de polinização....
tracking img