Biologia estacio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vegetal – Quais os componentes que formam seu corpo?

Critério de essencialidade dos componentes:
1) a planta não é capaz de completar seu ciclo de vida na ausência do elemento;
2) a função do elemento não pode ser exercida por outro; ou seja, ele é insubstituível;
3) o elemento está diretamente envolvido no metabolismo vegetal, em uma etapa específica e conhecida. Por exemplo, ele pode serum componente estrutural de uma enzima, ou de ácidos nucléicos, ou de proteínas etc.; ou, ainda, pode ser necessário para compor uma parte conhecida do metabolismo, atuando, por exemplo, como co-fator de uma reação enzimática.

Classificação:
Os nutrientes essenciais são divididos em: não-minerais (obtidos do ar, como o C, H e O) e os minerais (obtidos do solo).
Os minerais foram classificadosde acordo com sua quantidade no corpo da planta. Os que aparecem em maior concentração são denominados macronutrientes, e aqueles que ocorrem em diminutas quantidades, são conhecidos como micronutrientes.

[pic]
MACRONUTRIENTES:

NITROGÊNIO

[pic]
[pic]

POTÁSSIO (K)
O Potássio (K) é considerado o principal ativador enzimático em vegetais, atuando em diversos tipos de reação defosforilação, na síntese de ATP, na síntese de carboidratos, na migração de fotoassimilados, na respiração e na síntese de proteínas. O Potássio também é considerado o principal íon de regulação osmótica, ou osmoregulação, especialmente importante no mecanismo de abertura e fechamento estomático.

CÁLCIO (Ca)
Diferente dos outros macroelementos, normalmente a maior proporção de Cálcio nas células éencontrada na parede celular e na lamela
média, fazendo ligações entre os radicais dos ácidos poligaracturônicos (pectinas) da parede celular e auxiliando assim na sua estabilização. Essa função estabilizadora também é exercida no sistema de membrana das células, garantindo seu funcionamento e a seletividade, pela ligação a grupos fosfato e carboxilato dos fosfolipídeos de membrana. A quantidade deCálcio livre no citoplasma costuma ser baixa (0,1 a 0,2 μM), mas é considerada um dos principais mecanismos de sinalização celular ou transdução de sinal em plantas, funcionando como segundo mensageiro. Sinais externos podem ativar canais de Cálcio, aumentando o influxo e a quantidade de Cálcio livre na célula, como ocorre durante a infecção de patógenos, na resposta a estímulos luminosos, ou naresposta hormonal, como no caso do Ácido Abscísico.

MAGNÉSIO (Mg)
O Magnésio tem uma função estrutural importantíssima nos vegetais, pois é o átomo central da molécula de clorofila
[pic]

Outra função relevante do Magnésio é sua participação como co-fator enzimático, no caso dos processos de interconversão de energia. É sabido que a síntese de ATP e de outros compostos intermediários dealta energia requerem o acoplamento da molécula de ADP à enzima ATPase, para que então ocorra a ligação do terceiro P e o acoplamento seja garantido pelo Mg (ADP~Mg~P). De forma análoga, o Mg auxilia na agregação e configuração dos ribossomos e também na ativação dos aminoácidos, durante a transformação acil t-RNA na cadeia peptídica, sendo assim imprescindível à síntese de proteínas.

FÓSFORO (P)O Fósforo está presente em 0,1 a 0,5% da matéria seca do vegetal. Sua principal função é a transferência de energia, pois ele se encontra nos compostos ricos em energia de todos os eucariotos, como no ATP.
O P é também componente estrutural dos ácidos nucleicos, fazendo a ligação da base nitrogenada ao açúcar.

ENXOFRE (S)
O Enxofre (S) é componente estrutural dos aminoácidos sulfurados, comoCisteína e Metionina. Esses aminoácidos normalmente estão presentes nos centros de reação das enzimas e/ou são fundamentais à manutenção de suas estruturas secundárias, terciárias e quaternárias – os grupamentos SH. Dessa forma, o S, assim como o N, está presente em todas as proteínas e enzimas. A fixação biológica de N2 também depende de S, visto que o Enxofre é constituinte da ferredoxina e...
tracking img