Estudo dirigido citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1562 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: CITOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO: Artigo de revisão, “Biologia Molecular do Processo de Infecção por Agrobacterium spp.”, autores; Gisele M. de Andrade 1, Laudete M. Sartoretto2 & Ana C. M. Brasileiro, Fitopatol. bras. 28(5), set - out 2003.

OBS: responda a partir da introdução.
QUESTÕES:

1) O que é agalha da coroa?
R: Doença que afeta a maioria das plantas dicotiledôneas e caracteriza-se pelo crescimento de tumores na junção entre o caule e a raiz (coroa), ou diretamente nas raízes da planta infetada.

2)Qual a importância científica para o estudo desta doença?
R: Inicialmente, os pesquisadores associaram o desenvolvimento da galha-da-coroa ao câncer animal, o que estimulou numerosaspesquisas visando a elucidação dos seus mecanismos de indução e formação. Esses estudos concluíram que a formação da galha-da-coroa é, na realidade, o resultado de um processo
natural de transferência de genes da bactéria para a célula vegetal, que passam a sintetizar proteínas que estimulam a divisão celular no sítio de infecção. Os conhecimentos gerados desde então culminaram com um entendimentobastante aprofundado desse parasitismo, sendo considerado atualmente um sistema-modelo para estudos das interações patógenohospedeiro em plantas.

3)Caracterize as agrobactérias.
R: As agrobactérias (Agrobacterium spp.) são microrganismos tipicamente do solo e Gram-negativas. Não formam esporos e possuem forma de bacilo, medindo 0,6-1,0 x 1,5-3,0 μm, e com um a seis flagelos peritríquios. Emgeral, as agrobactérias são aeróbicas, apresentando o oxigênio como aceptor final de elétrons. Alguns isolados podem ter respiração anaeróbica, em presença de nitrato, outros podem sobreviver em ambientes com baixa tensão de oxigênio, como no interior dos tecidos de plantas hospedeiras. A temperatura ótima de crescimento está na faixa de 25 a 28 °C, com colônias geralmente
convexas, circulares,lisas, apigmentadas ou de coloração levemente creme.

4)Quais as plantas que são atacadas pelas agrobactérias?
R: Mais de 600 espécies vegetais são conhecidamente susceptíveis à infecção por Agrobacterium spp., pertencendo, a maioria delas, à classe das Angiospermas dicotiledôneas e Gymnospermas e, mais raramente, às Angiospermas monocotiledôneas. Embora sua incidência seja baixa, a galha-da-coroapode tomar proporções devastadoras em certas culturas, conduzindo à perda quase total da produção, principalmente em espécies propagadas vegetativamente, como ornamentais, frutíferas e florestais.
Hoje, existem relatos de sérios danos causados por Agrobacterium spp. em vários estados do País, especialmente em roseiras (Rosa sp.) (Vitis vinifera L.)

5)O que determina a patogenicidade dasagrobactérias?
R: A virulência de linhagens de Agrobacterium spp é determinada por um plasmídio conjugativo.

6) Qual o critério utilizado para classificar e como estão classificadas as agrobactérias ?
R: A atual classificação das agrobactérias, baseada apenas na sua fitopatogenicidade, alguns autores sugerem que é preferível utilizar a classificação baseada somente nas características determinadaspelo cromossomo. Assim, as espécies de Agrobacterium estão subdivididas em pelo menos três biovares, de acordo com suas características bioquímicas, fisiológicas e nutricionais, determinadas pelos genes cromossomais. Entretanto, a divisão em biovares nem sempre é possível, uma vez que várias linhagens apresentam características intermediárias.
As agrobactérias classificam se em biovar 1, o maiorgrupo, compreende a maioria das linhagens de A. tumefaciens e de A. radiobacter. Já as linhagens pertencentes à biovar 2 são mais exigentes em relação às condições de solo e são restritas em suas associações com as plantas hospedeiras. Neste grupo, encontram-se algumas linhagens de A. tumefaciens e um grande número de A. rhizogenes . O último grupo, a biovar 3, compreende basicamente A. vitis...
tracking img