UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: CITOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO: Artigo de revisão, “Biologia Molecular do Processo de Infecção porAgrobacterium spp.”, autores; Gisele M. de Andrade 1, Laudete M. Sartoretto2 & Ana C. M. Brasileiro, Fitopatol. bras. 28(5), set - out 2003.

OBS: responda a partir da introdução.
QUESTÕES:

1) O que é agalha da coroa?
R: Doença que afeta a maioria das plantas dicotiledôneas e caracteriza-se pelo crescimento de tumores na junção entre o caule e a raiz (coroa), ou diretamente nas raízes da plantainfetada.

2)Qual a importância científica para o estudo desta doença?
R: Inicialmente, os pesquisadores associaram o desenvolvimento da galha-da-coroa ao câncer animal, o que estimulou numerosaspesquisas visando a elucidação dos seus mecanismos de indução e formação. Esses estudos concluíram que a formação da galha-da-coroa é, na realidade, o resultado de um processo
natural de transferênciade genes da bactéria para a célula vegetal, que passam a sintetizar proteínas que estimulam a divisão celular no sítio de infecção. Os conhecimentos gerados desde então culminaram com um entendimentobastante aprofundado desse parasitismo, sendo considerado atualmente um sistema-modelo para estudos das interações patógenohospedeiro em plantas.

3)Caracterize as agrobactérias.
R: As agrobactérias(Agrobacterium spp.) são microrganismos tipicamente do solo e Gram-negativas. Não formam esporos e possuem forma de bacilo, medindo 0,6-1,0 x 1,5-3,0 μm, e com um a seis flagelos peritríquios. Emgeral, as agrobactérias são aeróbicas, apresentando o oxigênio como aceptor final de elétrons. Alguns isolados podem ter respiração anaeróbica, em presença de nitrato, outros podem sobreviver emambientes com baixa tensão de oxigênio, como no interior dos tecidos de plantas hospedeiras. A temperatura ótima de crescimento está na faixa de 25 a 28 °C, com colônias geralmente
convexas, circulares,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Estudo dirigido citologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-Dirigido-Citologia/159415.html

MLA

"Estudo dirigido citologia" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-Dirigido-Citologia/159415.html>.

MLA 7

"Estudo dirigido citologia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-Dirigido-Citologia/159415.html>.

CHICAGO

"Estudo dirigido citologia." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-Dirigido-Citologia/159415.html.