Estudo dirigido citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1787 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido I - Biologia

01. Os rótulos dos alimentos trazem informações sobre as substâncias neles contidas e que devem ser observadas com cuidado, principalmente para quem tem restrições alimentares. Os alimentos diet e light, por exemplo, testam que reduzem, respectivamente, os teores de açúcar e de gordura. Outros alertam: contêm fenilalanina e assim por diante. Sobre essescomponentes químicos, analise as alternativas e assinale a CORRETA.
a) Sendo a fenilalanina um aminoácido não essencial, pode ser removida da dieta, entretanto para os fenilcetonúricos, faz-se necessária uma dieta balanceada desse aminoácido.
b) Alimentos de origem animal, como ovos e leite, são mais pobres em aminoácidos que os de origem vegetal, como arroz e feijão.
c) As gorduras são lipídiosformados, principalmente, por ácidos graxos saturados. Dietas ricas em ácidos graxos contribuem para doenças cardiovasculares, pois há depósito de placas de gorduras na parede das artérias, que dificultam a circulação de sangue.
d) A digestão de carboidratos no trato digestório dos seres humanos produz monossacarídeos, como a glicose e o glicogênio. A glicose é usada na respiração, e o glicogênio éarmazenado nos músculos e no fígado.
e) Os seres humanos e outros mamíferos armazenam gorduras, como triglicerídeos, em células do tecido conjuntivo frouxo que constitui fonte de reserva de energia e isolante térmico.
02. “Em 30 de maio de 2008, morreu Lorenzo Odone aos 30 anos, vítima de doença que motivou um esforço sobrehumano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado aoOscar "O Óleo de Lorenzo.”
Adaptado Jornal "Washington Post". 2008.
Lorenzo padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas, que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente de uma falha cerebral e causa morte, embora Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeialonga na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina. A ADL é associada a defeitos em uma proteína de membrana transportadora de ácidos graxos para o interior de uma determinada organela, onde sofreriam a beta-oxidação.
Dentre as organelas abaixo, qual está envolvida nesse mecanismo?
a) Complexo de Golgi.
b)Lisossomos.
c) Peroxissomos.
d) Retículo endoplasmático agranular.
e) Retículo endoplasmático granular.
04. Na mucosa intestinal, as células apresentam grande capacidade de absorção devido à presença de:
a) desmossomas
b) vesículas fagocitárias
c) microvilosidades
d) flagelos
e) cílios
05. A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:
a) em todas ascélulas, seja ela procariótica ou eucariótica.
b) apenas nas células animais.
c) apenas nas células vegetais.
d) apenas nas células dos eucariontes.
e) apenas nas células dos procariontes.
06. Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:
a) acetonas e ácidos graxos.
b) carboidratos e ácidos nucleicos.
c) celobiose e aldeídos.
d) proteínas e lipídios.
e) RNA e DNA.
07.Quando ganhamos flores, se quisermos que elas durem mais tempo, devemos mergulhá-las dentro d’água e cortarmos, em seguida, a ponta da sua haste. Este procedimento é feito com o objetivo de garantir a continuidade da condução da seiva bruta. Tal fenômeno ocorre graças à diferença de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela está, que são respectivamente:
a) hipotônica e isotônico.
b)isotônica e hipotônico.
c) hipertônica e isotônico.
d) hipotônica e isotônico.
e) hipertônica e hipotônico.
08. O esquema abaixo representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos. A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por:

a) transporte passivo. d) difusão.
b) plasmólise. e) transporte ativo.
c) osmose.
09. A estrutura apontada pela seta...
tracking img