Antropologia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
do
FINAC – FACULDADE NACIONAL
CURSO DE DIREITO


ADRIANA DE MATOS BENTO



ANTROPOLOGIA DO DIREITO


















VITÓRIA - ES,
2012
ADRIANA DE MATOS BENTO











ANTROPOLOGIA DO DIREITO























Trabalho de aluno em Regime Didático Excepcional apresentado pela acadêmicaAdriana de Matos Bento como exigência do Curso de Graduação em Direito da FINAC- FACULDADE NACIONAL, como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia do Direito, sob orientação do Professor João Cardoso Neto.







VITÓRIA- ES,
2012

1- “A sociologiaestuda os valores e as normas que existem de fato na sociedade e tente identificar e classificar as relações entre esses componentes da sociedade e outras manifestações da vida social, sem, no entanto, julgar a sociedade nem os homens e seus atos. Não cabe à sociologia dizer como a sociedade deve ser, mas constatar e explicar como ela é”. (NOVA Sebastião vila. Introdução à Sociologia. 4° edição,SãoPaulo, Atlas, 1999).
Faça uma pequena dissertação a partir do texto acima abordando a seguinte questão:
Qual a função da sociedade hoje?
A sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, o estudo o comportamento humano em função do meio e os processo a que interligam os indivíduos em associações.
A sociologia surgiu como disciplina do século XVIII, na forma de respostaacadêmica para um desafio de modernidade, hoje os sociólogos pesquisavam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça enttnicidade, ale de instituições como a família, processos sociais que representam divergência ou desarranjos.
2- Desde o século XIX, quando a sociologia foi criada ou reconhecida como campo de conhecimento explorável pelo procedimento cientifico, até aatualidade, inúmeros estudos se desenvolveram. Como as demais ciências estabeleceram-se uma comunicação permanente entre os pesquisadores, permitindo um acumulo de princípios e informações de modo a submeter às teorias a comprovação, questionamento, revisão.
Criou-se também em jargão cientifico, isto é, um vocabulário próprio com conceitos que designam aspectos precisos da vida social. De tal forma sealastraram os resultados das pesquisas sociológicas que, hoje, boa parte desses vocabulários faz parte da vida cotidiana.
Quais os acontecimentos do século XIX levaram à organização do pensamento sociológico como conseqüência de se conhecer melhor as bases da vida social?
O surgimento da sociologia significou o aparecimento da preocupação do homem com o seu mundo e sua vida em grupo, numa novaperspectiva, livre das tradições morais e religiosas.
Desencadeou-se então a preocupação com as regras que organizavam a vida social. Regras que pudessem ser observadas, medidas e comprovadas, capazes de dar ao homem explicações plausíveis, num mundo onde passou a imperar o racionalismo, a crença no poder da razão humana de alcançar a verdade. Regras, enfim, que tornassem possível prever e controlaros fenômenos sociais.
O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes as relações entre os homens deixaram de ser apenas matéria religiosa e do senso comum; passaram interessar também aos cientistas.
A partir de então o homem começou a elaborar métodos e instrumentos de analise capazes de explicar e interpretar sua experiência social de maneira cientifica. Isso equivaleu acriar como nas demais ciências, métodos de averiguação e medição e a fazer formulações sobre a sociedade que pudessem ser comprovadas empiricamente, de modo a tornar a ação social humana explicável em termos de regularidades e previsões.
3- A lei dos três Estados resume de comte sobre a evolução histórica e cultural da humanidade. Conforme escreveu em seu Curso de Filosofia Positiva, essa lei...
tracking img