Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Afinal o que é filosofia?
Definir o que é filosofia é uma tarefa difícil, já que ela foi pensada e repensada inúmeras vezes. A palavra é formada por duas palavras gregas: Filo (amor) e Sofia (sabedoria, conhecimento), filosofia seria portanto amor ao conhecimento, a sabedoria.
A filosofia é um estudo que nos estimula a pensar, repensar em todo conhecimento adquirido ao longo de nossa vida,já que o seu regente é o questionamento, não a determinação. Enfim , filosofia nada mais é que o exercício do pensamento.

2. O que é o homem?
O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isso é, um ser que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.
O homem é um ser em constante transformação, assim como sua cultura buscando novas representações de “si mesmo”.3. O que é cultura?
Em uma visão antropológica, pode ser definida como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguémnasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

4. O que é trabalho?
É a atividade coletiva pela qual o homem pode transformar a natureza, tornando-a mais humana. É através deste que o homem coloca suas teorias em pratica.

5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?
Muitas, pois a partir dele que o homem cria disciplina, desenvolve habilidades eimaginação, conhece as forças da natureza e as desafia, enfim, conhece as suas forças e limitações.

6. O que se entende por alienação?
Alienação é a condição psico-sociologica de perda da indentidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva a realidade alienante é uma dimensão subjetiva o sentimento do sujeito privado dealgo que lhe é próprio.

UNIDADE 2

1. O que é conhecimento?
Conhecimento é a inter-relação de dois elementos: Sujeito e Assunto.

2. Quais as possibilidades do conhecimento?
Indução: Após um numero de casos particulares, generaliza a situação.

Dedução: Vai de um todo analisado, para um caso particular.

3. A ciência moderna nasceu só do interesse por conhecer ou do desejo deconhecer para dominar a natureza?

4. Faça um resumo com suas palavras do texto: A possibilidade do conhecimento.
O texto relata duas correntes antagônicas na filosifia, sendo uma delas o Ceticismo e a outra é a possibilidade de conhecer a verdade.
Ceticismo: consiste na negação do conhecimento e é dividido em relativo e absoluto.
O ceticismo relativo tem uma posição moderada, ele negaparcialmente nossa capacidade. Ele tem duas modalidades:
* Fenomenalismo: defende que podemos conhecer somente a aparência dos seres, não podemos conhecer a essência das coisas.
* Probabilismo: defende que somos incapazes de ter certeza total das coisas, o que podemos alcançar é uma verdade provável mas nunca sera uma certeza absoluta.
Já o ceticismo absoluto, diz que o homem não pode afirmar nada,assim como nada pode conhecer.
Racionalismo Gnosiologico: é a teoria que estuda toda a construção do conhecimento humano. É uma doutrina que deposita total confiança que o homem é capaz de conhecer a verdade.
Empirismo: Defende a ideia que a única forma de atingirmos o conhecimento da verdade é a experiência adquirida ao longo da vida.
Realismo critico e Materialismo dialético: é a ideia deque tanto os sentidos como a razão humana tem responsabilidade na origem de nossos conhecimentos.

5. Que consequências, boas e más, o desenvolvimento das ciências e das técnicas tem tido para a vida do homem? Analise, reflita e responda.

6. Analise e desenvolva uma reflexão a respeito do texto complementar “O declínio da razão humana”.
O texto se trata da divergência entre a razão e a...
tracking img