Anorexia, bulimia e vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução Pág 4
Anorexia Pág 5
Bulimia Pág 7
Vigorexia Pág 8
ConclusãoPág 9

Introdução
O trabalho a seguir foca em 3 doenças psicológicas que interferem no físico corporal muito comuns nos dias de hoje. Muitos as confundem ou não tem conhecimento de que a possuem. Nosso objetivo é esclarecer essas dúvidas e também prevenir, mostrando que essas doenças são mais sérias do que parecem ser inicialmente.Anorexia
O que é. : A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico em casos graves a pessoa pode morrer. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afetaprimariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Causas e sinais: No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelogrupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Sintomas:-Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa.- Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréticos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
- Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos.
- Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
- Peso corporal de 85% ou menos com relação ao nível normal;
- Atividadefísica intensa e exagerada;
- Visão distorcida do próprio corpo;
- Pele extremamente seca e coberta por lanugo;
- Em mulheres, ausência de, no mínimo, três ou mais menstruações;
- Diminuição ou ausência da libido. Nos rapazes, poderá ocorrer disfunção erétil;
- Crescimento retardado ou até interrupção do processo, com consequente má formação do esqueleto;
- Descalcificação dos dentes, cáriesdentárias;
- Tendências suicidas;
- Constipação grave.

Tratamento: - Deve - se Reintroduzir dos alimentos gradativamente. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não existe medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podemajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. O tratamento de pacientes anoréticos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Bulimia
O que é: A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vários métodos, como vômitos ou abuso delaxantes, para impedir o ganho de peso.
Causas: A bulimia pode ser causada por fatores psicológicos, biológicos, familiares e culturais (como o culto ao corpo perfeito). Geralmente a pessoa que tem bulimia esconde isso dos familiares por ter vergonha de seus ataques compulsivos por comida, e julga esse comportamento como uma falta de controle próprio, o que ajuda na baixa autoestima.
Sintomas:...
tracking img