Resenha do contrato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU

Jean Jacques Rousseau foi um importante intelectual do século XVIII. Nascido em Genebra, no ano de 1712, dotado de uma inteligência impar ede qualidades inquestionáveis, Rousseau foi um dos mais importantes filósofos e escritores de seu tempo. Em sua obra ‘’O Contrato Social’’, bem como em todas as suas obras, ele defende a ideia de voltaà natureza, a excelência natural do homem e a necessidade do contrato social para assegurar os direitos de todos.
Nesse livro, o autor começa propondo que os homens façam um novocontrato, onde se defenda a liberdade do homem baseando-se na experiência política das antigas civilizações, nas quais predominavam o consenso e dessa forma garantiam-se os direitos de todos os cidadãos.No decorrer dos quatro livros ele discorre sobre isso.
Ao longo do primeiro livro, Rousseau defende a ideia de que o homem é livre por natureza, mas que com o passar do tempo, devidoàs circunstâncias, ele perde essa liberdade. Ele critica a escravidão, por acreditar que esta se opõe ao direito. Em seguida, ele diz que é o povo quem escolhe seu representante, assim como a formade governo, que é decidida por convenção.
Posteriormente, o autor trata sobre a passagem do homem do estado natural para o civil, ele alega que essa mudança é fruto da necessidade queo homem tem de adquirir liberdade moral. Depois ele cita as principais condições para um cidadão ser dono de um terreno, de uma propriedade, que são: desde que ninguém habite nesse terreno; que ocupesomente o necessário para subsistência, tome posse não pela cerimônia, mas pelo trabalho; esses são os únicos sinais de propriedade que se devem ser respeitados.
A partir do segundolivro, Rousseau explana sobre o âmbito jurídico do Estado civil, ele diz que a soberania do povo é indivisível, que, normalmente, a vontade geral não erra, a menos que seja enganada por um demagogo....
tracking img