Cobalto/tungstenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. COBALTO - DEFINIÇÃO 1
2. Classificação das Ligas de Cobalto 3
2.1 Ligas Magnéticas 4
2.3 Ligas Resistentes ao Desgaste 6
3. Endurecimento das Ligas de Cobalto 6
3.1 Endurecimento por Solução Sólida 6
3.2 Precipitação da Fase Gama Linha 6
3.3 Formação de Carbetos 7
3.4 Formação de Fases Intermetálicas 7
4. PROPRIEDADES: 8
5. APLICAÇÕES: 8
6. COBALTO E OBRASIL 9
6.1 PRODUÇÃO INTERNA 9
6.2 IMPORTAÇÃO 10
6.3 EXPORTAÇÃO 10
6.4 CONSUMO INTERNO 11
6.5 PROJETOS EM ANDAMENTO E/OU PREVISTOS 11
7. TUNGSTÊNIO: DEFINIÇÃO 11
8. PROPRIEDADES: 11
9. APLICAÇÃO: 12
10. TIPOS DE MINÉRIOS E PROCESSAMENTOS PARA OBTENÇÃO DE TUNGSTÊNIO: 12
11. TUNGSTÊNIO E O BRASIL: 13

1. COBALTO – DEFINIÇÃO:
O cobalto éum metal duro, ferromagnético, de coloração branca azulada, considerado um elemento químico (Co). Devido aos vários estados de oxidação que apresenta, existem numerosos compostos de cobalto. Os óxidos CoO ( temperatura de Néel 291 K ) e Co3O4 ( temperatura de Néel 40 K ) sao ambos antiferromagnéticos a possuem baixas temperaturas.Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro, énormalmente encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
É utilizado para a produção de superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. Na natureza é encontrado somente o isótopo de peso atômico 59, mas pode-se obter o isótopo Co60. Radioativo, que constitui a base das bombas de cobalto utilizadas na terapia decâncer.
No Brasil, existem concentrações de óxidos de cobalto em Niquelândia, GO. O cobalto em pequena quantidade é um elemento químico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos. O metal não é encontrado em estado nativo, mas em diversos minerais, razão pela qual é extraído normalmente junto com outros produtos, especialmente como subproduto do níquel e do cobre. Os principaisminérios de cobalto são a  cobaltita,  eritrina,  cobaltocalcita e  skuterudita. Os maiores produtores de cobalto são a China , Zâmbia , Rússia e Austria.

Lascas de cobato puro (99,9%), refinado eletroliticamente e um cubo de alta pureza (99,8%) de 1 cm3 para comparação
São conhecidas duas formas alotrópicas, uma com estrutura cristalina hexagonal compacta, estável até 417º C, e a outra, cúbica deface centrada, estável a temperaturas superiores.
O cobalto é detectado no sol e em outras estrelas. Constitui apenas 0,001% da crosta terrestre, onde se apresenta em pequenas quantidades ou associado a outros elementos, em minerais como a a cobaltita, AsSCo; eritrina, (AsO4)2Co3.8H2O; e esmaltita, As2Co. Está presente também no solo e na água do mar, e faz parte de moléculas importantes para ometabolismo animal, como a vitamina B12 (cianocabalamina).
Na indústria é normalmente obtido como produto secundário  da  extracção  de  cobre,  níquel  e chumbo. O minério  é aquecido de forma a produzir  uma mistura de metais e os seus óxidos. Segue‐se um tratamento com ácido sulfúrico (H2SO4) para retirar o cobre e dissolver o ferro, cobalto, níquel e sulfatos.Pela precipitação com hipoclorito de sódio (NaOCl), obtém-se  hidróxido  de  cobalto  (III). Este último é então aquecido até formar o respectivo óxido e depois reduzido com carbono, formando assim, cobalto metálico.
Devido a sua elevada permeabilidade magnética, mesmo em altas temperaturas (até 1.121º C), é especialmente empregado na produção de ligas magnéticas, utilização que consome cerca de um quarto da produção mundial. Orestante é destinado à fabricação de peças de precisão e de ligas especiais para odontologia, ou como matéria-prima na indústria de cerâmica. Um dos principais sais de cobalto é o sulfato CoSO4, empregado em processos de galvanoplastia, na preparação de agentes secantes e na fertilização de pastagens. Outros sais de cobalto têm importantes aplicações na produção de catalisadores, secantes,...
tracking img