Clostridium

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
Técnico em Nutrição Humana e Dietética,
Campus Vergueiro, Vespertino
Turma 1B - Professora Karen C. Lopes Viegas














Clostridium













Marcia Antonieta Farro – RA 2913201460









São Paulo
Janeiro 2014
Introdução

O gênero Clostridium compreende uma série de microorganismos que, por necessitar para a sua multiplicação, de umbaixo potencial redutor, recebem o nome de anaeróbios.

Os Clostrídios abrangem numerosas espécies e tipos saprófitos amplamente difundidos pela natureza. Originam a putrefação das carnes e dos animais mortos. Algumas espécies de clostrídios têm importância como causas de doenças.

Os mais importantes são o Clostridium chauvoei, Clostridium septicum, Clostridium perfringens, Clostridium novyi,Clostridium sordelii e Clostridium histolyticum, Clostridium botulinum e Clostridium tetani.


Estrutura / Morfologia

Inclui todos os bacilos gram-positivos; são capazes de formar endosporos; a maioria dos membros do gênero são anaeróbios estritos.
Suas células são bastonetes; medem de 0,3 -2,0 µm de diâmetro e 1,5-2,0 µm de comprimento; produzem esporos que podem ser: a) subterminais:c.sordelli, c.novvi, c.botulium, c.perfringens, c.septicum; b) terminais: c.tetani; presença de flagelos peritríquios;


Aspectos Bioquímicos

Metabolicamente são muitos diversos com temperatura ótima entre 10°C e 65°. Estão presentes no solo, na água, no esgoto e na microbiota normal do trato gastrintestinal de animais e do homem.

A classificação se dá por dois tipos:

1. Quanto ao sítiode ação: Neurotrópicos; Histotrópicos; Enterotóxicos

2. Quanto a invasidade: a) Não invasivos: C.tetani e C.botulium; b) invasivos: C.perfringens, C.haemolyticum, C.septicum...


CLOSTRÍDIOS PATOGÊNICOS E SUAS DOENÇAS ASSOCIADAS

A propriedade mais comum de todos os Clostrídios patogênicos é a formação de toxinas. Cada espécie de clostrídio é caracterizada por possuir um determinadoespectro de frações de toxinas com propriedades letais, necrosantes, hemolíticas, neurotóxicas, etc.

Os Clostrídios patogênicos estão presentes em todo o mundo, sendo encontrados dispersos no meio ambiente, como nas camadas superficiais do solo, ricas em substância orgânica; na poeira, na água e no conteúdo intestinal do homem e animais sadios. A desproporção existente entre a ampla presença dosClostrídios e as poucas infecções que provocam é explicada pela pouca capacidade de invasão que exibem esses agentes. A doença só surge, de maneira geral, quando coincidem determinados fatores que a favorecem. A diminuição do potencial de redução local na porta de entrada é requisito prévio mais importante para que seja produzida a infecção. Circunstâncias que levam a essa situação são, por exemplo,a existência de sujeira, corpos estranhos ou resíduos necróticos no ferimento, a presença simultânea de outras bactérias (agentes de supuração e da putrefação) na região lesada e a irrigação sangüínea deficiente do tecido em questão.

As infecções e intoxicações por Clostrídios aparecem endemicamente, têm, de maneira geral, evolução sobreaguda ou aguda e costumam ter fim mortal. Estas infecçõesdos animais domésticos podem ser divididas em três grandes grupos, de acordo com sua patogenia e sintomatologia: doenças enfisematosas (com edema gasoso), enterotoxemias e as chamadas intoxicações genuínas:

Doenças com Edema Gasoso: São infecções de ferimentos que se caracterizam pela formação mais ou menos intensa de gás, edema inflamatório, hemorragias, necrose e uma secreção pútrida-fétidano lugar afetado. Pela ação das toxinas e, segundo a infecciosidade dos agentes atuantes, a inflamação estende-se com velocidade variável a partir da porta de entrada, alcançando em poucas horas, a totalidade do organismo. A ação das toxinas e das substâncias resultantes da destruição dos tecidos provoca complicações circulatórias.

Enterotoxemias: Costumam apresentar-se como doenças dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clostridium
  • Clostridium
  • Clostridium
  • Clostridium
  • clostridium
  • Clostridium botulinum
  • clostridium perfringens
  • Clostridium botulinum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!