Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

1. INTRODUÇÃO

A palavra clima origina-se do grego klima e significa tendência ou inclinação. O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores. (CAMPELLO, OLIVEIRA, 2006, p. 1)

Em ambientes de mudanças constantes, para que haja o desenvolvimento, asorganizações devem, não só centralizar seus esforços na satisfação do cliente externo, e também o cliente interno, ou seja a satisfação do cliente interno traz como consequência, a satisfação do cliente externo, contribuindo para os resultados.

A cultura organizacional é outro aspecto a ser analisado. É necessário avaliar se a cultura é favorável à introdução de novos conceitos e se oscolaboradores têm condições de compreender e acompanhar as mudanças organizacionais. (CAMPELLO, OLIVEIRA, 2006, p. 1)

2. CLIMA ORGANIZACIONAL

(RIZATTIL 2002, APUDA BISPO 2005, citado por ZUCCOLI, P. H. Z; FRANZIN, N. A) O estudo de clima organizacional, surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos de 1960, com trabalhos de Forehand e Gilmor sobre comportamento organizacional, dentro domovimento do Comportamentalismo; que buscava formas de combinar humanização do trabalho com as melhorias na produção.

(GIL, 2001, p. 272 citado por ZUCCOLI, P. H. Z; FRANZIN, N. A), “O clima organizacional de uma organização pode exercer um efeito dramático sobre os indivíduos que fazem parte dela”.

(CHIAVENATO, 2004, p.74 citado por ZUCCOLI, P. H. Z; FRANZIN, N. A) “O clima organizacionalestá intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Quando há elevada motivação entre os membros o clima motivacional eleva-se e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração, etc.”

Em síntese, o estudo de clima organizacional serve como um retorno, do empregado para a organização, de sua vivência, de suas idéias e sentimentos, acerca do quea própria organização oferece para os mesmos, para que esta possa interferir de forma a sanar necessidades advindas do cotidiano e da rotina de seus trabalhadores.

O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.

Atualmente, o clima organizacional é muito importante paraos empresários que desejem vantagem competitiva para suas organizações, por isso é fundamental o seu conhecimento. Sua avaliação revela a predisposição ou não de seus funcionários. O clima organizacional “retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho” (LUZ, 1996, citado por ZUCCOLI, P. H. Z; FRANZIN, N. A).

Para estar ajustado ao ambiente deuma organização, o elemento necessita satisfazer não somente as suas necessidades fisiológicas e de segurança, mas também a satisfação de pertencer a um grupo social, de estima e de auto-realização. A frustração dessas necessidades conduz a problemas de ajustamento. Sendo que a satisfação dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, principalmente daquelas que encontram emposição de autoridade, tornando-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento das pessoas. (CHIAVENATO, 2000, p.77 78)

O clima organizacional está ligado intimamente à motivação humana. Quando há elevada motivação há mais satisfação, animação, interesse, colaboração, mas quando há baixa motivação entre as pessoas, seja por frustração seja pelanão-satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a baixar, caracterizando-se por depressão, ansiedade, desinteresse, apatia, etc.

O clima não se manifesta apenas na realização ou omissão de um trabalho. Ele é sentido no ar. Tanto quanto os atos, as expressões dos funcionários revelam, às vezes de forma inequívoca, o clima da empresa, especialmente quando ele...
tracking img