Paradigma do renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Renascimento foi movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI). Os humanistas valorizavam os temas em torno do homem e a busca de conhecimentos e inspiração nas obras da antiguidade clássica.
Os humanistas consideravam a Idade Média um período de "TrevasCulturais", por terem sido esquecidos os modelos da cultura greco-latina. O pensamento medieval, dominado pela religião, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Embora grandes admiradores da cultura clássica, os artistas e intelectuais doRenascimento, adquirindo maior confiança na sua própria capacidade, não se limitaram a imitar os modelos antigos passaram a buscar inspiração na natureza que os cercava.

DESENVOLVIMENTO

2.1 PARADIGMA

• Reconhecimento da ciência como capaz de descrever fenômenos e levar ao conhecimento;
• A Teleologia foi abandonada, entraram as leis da natureza;
• A astronomia deixou de ser confundidacom astrologia;
• Heliocentrismo vence Geocentrismo ;
• Os processos que Giordano Bruno e Galileu receberam;
• Com Galileu, surge Visão Mecanicista. Separação entre Ciência e Religião. Primeiro cientista moderno (matemática e experimento);
• René Descartes (1596-1650) Estende a separação entre ciência e religião;
• Dualismo. Separação entre corpo e mente;
• Antônio Damásio contesta mente ecérebro um todo integrado;
• Nascimento da ciência moderna. Porem o poder da Igreja (teocracia papal) influenciou o desenvolvimento científico idealizando que existiria apenas uma pequena diferença entre sacerdote e cientista;
• A ciência precisava declarar-se neutra e independente;
• Conceitos como objetivo e imparcial torna-se sua marca registrada.

2.2 O RENASCIMENTO

A cultura darenascença iniciou-se na Itália, tinha como características a negação da ordem medieval. Nesse sentido, o antropocentrismo (humanismo), o racionalismo, o individualismo afloram nas obras desse período. Além do mais, são valores marcadamente urbanos, contribuindo, dessa forma, para a ideologia capitalista em formação.
O período da mudança do feudalismo para o capitalismo causou modificações também nasartes, no pensamento e no conhecimento científico. Pois as transformações começadas na baixa Idade média estimularam a revolução comercial na idade moderna. Essas mudanças eram influenciadas pela expansão comercial, reforma religiosa e ao absolutismo político. Abrangeram os séculos XIV até XVI, chamado assim de renascimento cultural.
Foi um movimento de origem burguesa, de caráter elitista ,intelectual e artístico, por isso suas obras estavam à disposição somente para os ricos, destacava uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja. Abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo, que focava a valorização de matérias que envolviam a vida humana, como matemática,línguas, história e filosofia laica. Procurava nas pessoas suas belezas, seus aspectos positivos, ou seja, aspectos mais ligados ao pensamento burguês do que ao da igreja, desse modo originando o termo antropocentrismo .
O renascimento possibilitou o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram.
Os destaques do renascimento científico foram paraLeonardo da Vinci e Nicolau Copérnico. Da Vinci teve habilidades em muitos campos da ciência e com isso inventou muitos instrumentos, inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos.
Copérnico deu sua contribuição no aumento no conhecimento da matemática, mecânica e astronomia. Criou a teoria heliocêntrica, onde afirmava que a terra gira em torno do sol, indo contra a ideia medieval,...
tracking img