Caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Faça uma análise da Toyota como uma aplicação das teorias clássicas da Administração.

O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford, Alfred Sloan e Fayol, no que diz respeito em estabelecer objetivos da organização, especificando a maneira como atingi-los, organizando de forma a coordenar todos os recursos da organização,conforme o planejamento traçado, comandando e fazendo os subordinados executarem o que deve ser feito, coordenando e ligando, unindo, harmonizando todos os esforços à luz dos objetivos definidos e controlando e estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes adotadas são as mais compatíveis com o que a organização almeja.
Fazendo uma comparaçãoentre a Toyota de hoje e o Taylorismo empregado na FORD, durante a Administração Científica, é possível observar aos princípios de preparo ou selecionar e treinar trabalhadores adequadamente, conforme o método planejado, distribuindo atribuições e responsabilidades para a execução disciplinada do trabalho, certificando-se que a execução está de acordo com os métodos e planos, substituindo ocritério individual do operário, a improvisação e a atuação por métodos baseados em procedimentos científicos.

2) Que outras teorias da administração podem ser vistas na Toyota?

O sistema de produção da Toyota, conhecido como lean manufacturing system ou Just in Time System, é uma das maiores contribuições ao mundo empresarial. Esse conceito vem de encontro a quase o oposto de tudoque se preconizou como elementos indispensáveis aos novos tempos. A Toyota prefere recompensar o trabalho em equipe do individual, com muito planejamento nos mínimos detalhes, mesmo com altas custas de tempo e dinheiro afirma o Engenheiro Taiichi Ohno, inventor do Modelo Toyota de Produção. A cultura Toyota de produção enxuta são, a logística super afiada, produtos que enchem os olhos dosconsumidores e fixado sempre nas mentes de seus funcionários sobre princípios e valores da empresa, fazem desta um diferencial no mercado, construindo mais e com qualidade.
Sendo os principais pilares desta cultura os estoques zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação.
Grande ênfase em treinamentos, mesmo antes de iniciar a função especifica de cada colaborador, jáno inicio de seu ingresso à empresa.
Alto valor aplicado em pesquisas e desenvolvimento, no intuito de saber o gosto e necessidade dos futuros consumidores.

3) Do ponto de vista da psicologia organizacional, que aspectos você identifica na Toyota que fazem com que seus colaboradores trabalhem mais satisfeitos?

O ambiente empresarial chamado de cultura Toyota,prefere recompensar o trabalho em equipe. Todos os funcionários sabem exatamente quais os princípios e os valores da empresa. Como seguidores da doutrina, eles parecem acreditar em cada palavra que dizem, como seja gentil e generoso, lute para criar um clima caloroso e caseiro.
Na Toyota o que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia, chamadoKaizem.
Todos os colaboradores devem ser eternos insatisfeitos, buscando obsessivamente a qualidade, uma lógica que se aplica do operário ao presidente e que privilegia o trabalho em grupo. Para que todos saibam exatamente qual é o seu papel na engrenagem, os recém-contratados passam por um treinamento de cinco meses antes de assumir seu posto: 30 dias dedicados à cultura Toyota, doismeses numa fábrica, para ver de perto como os carros são produzidos, e o restante dentro de uma concessionária, porque é preciso saber o que quer o consumidor.
O “sistema Toyota de produção só pode funcionar quando todos os funcionários se tornam tartarugas”, afirma Ohno no livro O Modelo Toyota, escrito por Jeffrey Liker, professor de engenharia na Universidade de Michigan....
tracking img